Windows Intune #3: Portais do Windows Intune

No primeiro post da serie (Windows Intune #1: Entendo o Serviço do Windows Intune) eu citei sobre os sites (Portais) do Windows Intune nesse post eu vou descrever mais a fundo as funcionalidades e o que é possível gerenciar em cada um deles. O serviço do Windows Intune é composto por três portais e cada um tem a sua funcionalidade dentro do serviço.

Portal de contas do Windows Intune

Esse é o primeiro portal que acessamos após fazer a assinatura do serviço do Windows Intune, é nesse site que fazemos a criação e o gerenciamento das contas de usuários, grupos de segurança, também é possível adicionar um domínio próprio além de fazer o gerenciamento das assinaturas do Windows Intune.

O portal de contas do Windows intune é dividido por nó onde ficam agrupadas as configurações especificas.

1. Logo ao acessar o portal de contas do Windows Intune (http://account.manage.microsoft.com) é mostrado o nó Painel onde temos uma breve descrição do que é o portal e dois tiles para criação de usuários individuais ou em massa, a partir de um arquivos .CSV.

Portal de contas 01

Imagem 01 – Nó Painel do portal de contas do Windows Intune

2. No nó Instalação temos o link para a visão geral referente as configurações do serviços, como logon único, fornecendo acesso acesso aos recursos do Windows Intune para os usuários locais usando as mesmas credenciais do Active Directory, nesse nó é possível saber mais sobre como habilitar e configurar a sincronização do Windows Intune e o Active Directory on-premise, além de poder saber sobre os passos para utilizar um domínio próprio com o serviço do Windows Intune. Nesse nó não fazemos nenhuma configuração, eu recomendo a leitura desses tópicos antes de iniciar a configuração do seu Windows Intune.

Portal de contas 02

Imagem 02 – Visão geral das configurações do Windows Intune

3. No nó Gerenciamento é onde iniciamos as configurações do serviço do Windows Intune e nesse nó temos alguns links para as configurações e criação de Usuários, Grupos de Segurança e Domínios.

3.1. Usuários – Nessa parte é onde podemos criar, editar e excluir contas de usuários, além de poder fazer a importação de contas de usuários a partir de um arquivos separado por virgula (CSV), nesse local é possível habilitar ou desabilitar a sincronização com o Active Directory.

Portal de contas 03

Imagem 03 – Nó gerenciamento, configurações de contas de usuários

3.2. Grupos de Segurança – Continuando no nó Gerenciamento podemos ainda fazer a criação, edição e exclusão de grupos de segurança, esses grupos permitem a criação e associação dinâmica de usuários e a grupos no console do Administrador facilitando a vinculação de usuários a dispositivos.

Portal de contas 04

Imagem 04 – Nó Gerenciamento, Grupos de Segurança

3.3. Domínios – A ultima parte do nó Gerenciamento é a de configuração de domínio próprio pois quando assinamos o Windows Intune o domínio padrão é suaempresa.onmicrosoft.com, porém é possível utilizar um domínio próprio como sua empresa.com.br a fazemos essa configuração nessa parte do portal de contas em que fazemos essa configuração.

Para adicionar um novo domínio basta clicar no link Adicionar um domínio, e seguir os passo para adicionar e verificar o novo domínio.

Portal de contas 05

Imagem 05 – Nó Gerenciamento, Domínios

4. No nó Assinaturas é o local onde vamos fazer o gerenciamento da assinatura do Windows Intune, adquirir novas licenças e verificar os softwares vinculados a sua conta do Windows Intune, há a também a possibilidade de converter uma versão de avaliação gratuita de 30 dias para uma assinatura completa.

4.1.  Gerenciar – Nesse página podemos verificar as assinaturas e as cobranças referente a assinatura do Windows Intune, podemos também visualizar os extratos de cobrança, etc.

Portal de contas 06

Imagem 06 – Nó Assinaturas, Gerenciamento de Assinaturas

Portal de contas 07

Imagem 07 – Nó Assinaturas, Gerenciamento de Cobrança

4.2. Licenças – Nessa página é possível exibir o numero de licenças ativas e expiradas da assinatura do Windows Intune.

Portal de contas 08

Imagem 08 – Nó Assinaturas, Licenças

4.3. Comprar – É onde fazemos a aquisição de novas licenças ou convertemos conta de avaliação em uma assinatura completa.

Portal de contas 09

Imagem 09 – Nó Assinaturas, Comprar

4.4. Software – Exibe os software comprados do Microsoft online services no portal do cliente Microsoft Online Services.

Console do Administrador do Windows Intune

O console do Administrador é onde passamos a maior parte do tempo da administração dos dispositivos, com ele podemos criar politicas de gerenciamento, fazer a aprovação de atualizações, criar e gerenciar grupos de usuários e dispositivos e vincular um dispositivo a um usuário, gerenciar alertar, além de poder configurar a publicação e instalação de software para os usuários e por fim fazer a configuração do portal da empresa.

Veja no vídeo abaixo em mais detalhes:

Portal da Empresa do Windows Intune

O portal de empresa é um self-service portal onde os usuários podem acessar para baixar a instalar programas que foram liberados pelo administrador do Windows Intune através do console do administrador, adicionar dispositivos a conta do usuário e também é possível encontrar informações de suporte como nome do administrador, e-mail, site, etc. No Windows 8/8.1 o portal da empresa é um Modern app que pode ser baixado da Windows Store, para versões anteriores do Windows como Windows 7 o portal da empresa pode ser acessado pelo navegador.

Espero que gostem e continuem acompanhando os demais posts sobre Windows Intune.

Eduardo Sena
MCP | MCSA | MCT | MVP Windows Expert-IT Pro

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

1 Comentário

  1. Jenelle

    Arcleits like this make life so much simpler.

    Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: