Windows Deployment #2: Instalação do Windows ADK e MDT 2013

Olá Pessoal,

No post anterior eu escrevi um pouco sobre os cenários de deployment e imagens de referencia, a partir desse post vamos iniciar construção do ambiente de captura e deployment de Windows e aplicações usando inicialmente o método de deployment LTI (Lite Touch Instalation).

Para usar o Microsoft Deployment Toolkit existe alguns pré-requisitos e algumas dependências as quais descrevo a seguir, o primeiro passo é saber quais são os requisitos de sistema para a instalação do MDT 2013.

Requisitos de Sistema quando instalamos o MDT 2013 no Windows Server 2012 ou Windows Server 2012 R2:

  • Windows ADK for Windows 8.1
  • .Net Framework 4.0
  • Powershell 3.0

Sistemas operacionais suportados para instalação do MDT:

  • Windows 7
  • Windows 8
  • Windows 8.1
  • Windows Server 2008 R2
  • Windows Server 2012
  • Windows Server 2012 R2

O MDT também tem suporte a integração com o Windows Deployment Services (WDS) e SCCM 2012 e 2012 R2, verificado todos os requisitos e os mesmo sendo atendidos podemos iniciar a instalação do Windows ADK e do MDT 2013 propriamente dito. Vamos iniciar a instalação do Windows ADK e as ferramentas necessárias para que o MDT.

Primeiro passo é fazer o download do Windows ADK for Windows 8.1 e do MDT 2013.

Windows ADK for Windows 8.1: http://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=39982

Microsoft Deployment Toolkit: http://www.microsoft.com/download/details.aspx?id=40796

O Windows ADK baixado através do link acima é um instalador online, recomendo executa-lo e usar a opção de baixar para uso off-line em instalações posteriores ou em casos onde o acesso a internet não é possível.

Para nosso cenário vamos instalar o ADK e o MDT 2013 no Windows Server 2012 R2 que é um servidor membro do domínio.

Instalando o Windows ADK

1. Abra o local onde os arquivos do Windows ADK foram salvos e execute o adksetup.exe para iniciar o assistente de instalação do ADK.

Captura de Tela (1)

Imagem 1: adksetup.exe

2. Depois de executar o adksetup.exe a janela do assistente de instalação aparece com informações do caminho de instalação do ADK, nessa tela também é possível fazer a alteração do caminho de instalação além de ter informações como espaço em disco estimado para a instalação e espaço livre na unidade. Para nosso cenário vamos manter o caminho padrão. Clique em avançar.

Captura de Tela (3)

Imagem 2: Especificar local de instalação

3. Na tela ingressar no Programa de aperfeiçoamento de experiência do usuário, vamos usar os valores padrão e clique em avançar.

Captura de Tela (4)

Imagem 3: Programa de aperfeiçoamento de experiência do usuário

4. Aceite os termos do contrato de licenciamento e uso do Windows ADK e clique em avançar.

Captura de Tela (5)

Imagem 4: Contrato de licença

5. A tela de seleção de recursos que desejamos aparecerá com todas as ferramentas selecionadas por padrão, para o nosso cenário precisamos apenas das ferramentas de implantação, Windows PE e o USMT para migração de perfis e dados de usuários. Clique em instalar para começar a instalação do ADK.

Captura de Tela (6)

Imagem 5: Tela de seleção de recursos do ADK

6. O assistente do Windows ADK vai iniciar a instalação das ferramentas selecionadas o tempo varia de acordo com as ferramentas selecionadas, aguarde até o final da instalação.

Captura de Tela (7)

Imagem 6: Instalação do recursos selecionados

7. Após a instalação ser concluída a tela de boas vindas será apresentada onde podemos marcar o check-box para iniciar o Guia de introdução do ADK após esse passo clicamos em fechar.

 Captura de Tela (8)

Imagem 7: Tela de Boas Vindas do Windows ADK

Instalando o MDT 2013

Após concluir a instalação do Windows ADK for Windows 8.1 podemos iniciar a instalação do MDT 2013 que por sinal é bem simples de ser feita, além de ser rápida.

1. Execute o arquivo MicrosoftDeploymentToolkit2013_x64.msi, a tela de boas vindas aparece clique em next.

Captura de Tela (10)

Imagem 1: Tela de Boas Vindas do Assistente de instalação MDT 2013

2. Na tela de contrato de licença de usuário final do MDT 2013 marque a caixa I accept the terms in the license agreement. Clique em next.

Captura de Tela (11)

Imagem 2: Termos de Licença do MDT 2013

3. Em custem Setup podemos escolher quais recursos queremos instalar junto com o MDT 2013 vamos manter as configurações padrão. Clique em Next.

Captura de Tela (12)

Imagem 3: Custom Setup

4. Clique em next para aceitar as configurações padrão para ingressar no programa de experiência de usuário, caso queira participar marque a primeira opção, se não sabe o que é o programa pode clicar no botão marcado na imagem abaixo. Clique em Next.

Captura de Tela (13)

Imagem 4: Custom Experience Improvement Program

5. Clique em instalar na tela Ready to install Microsoft Deployment Toolkit 2013. Aguarde o final da instalação.

Captura de Tela (14)

Imagem 5: Assistente de Instalação MDT 2013

6. A tela abaixo será exibida quando a instalação for finalizada. Clique em Finish.

Captura de Tela (16)

Imagem 6: Tela final de instalação do MDT 2013

Após a conclusão de todos esses passos teremos instalado o Windows ADK e o MDT 2013 no nosso servidor de Deployment e estará pronto para a criação dos deployment share que veremos nos próximos posts.

Abraço a todos e até o próximo post.

Eduardo Sena
MCP | MCSA | MCT | MVP Windows Expert-IT Pro

 

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

8 Comentários

  1. Walter Bernardo

    Bom dia amigo.
    Gostava de saber se tem como instalarmos com o MDT, e utilizando as Taks Sequence’s, um OS por eg. Win8.1 x64 com vários programas? É que consigo criar uma imagem limpa mas só com um programa, por exemplo o Office. Pretendo que nesta instalação me dê oportunidade de instalar mais do que um programa.
    É possivel?

    Obrigado

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Walter,
      É possível sim criar uma imagem de referencia completa com aplicativos como 7Zip, Adobe Reader, Office e demais apps, e depois fazer a generalização e Captura dessa imagem. Não coloquei drivers nem Anti-virus em imagens de referencia.
      Tenho alguns posts para escrever aqui sobre esse assunto e no canal do Quintas da TI tem alguns webcasts que apresentei você pode da uma olhada em http://youtube.com/quintasdati.

      Obrigado pelo comentário e visita ao blog.
      Abraço
      Eduardo Sena

      Responder
  2. Pingback: Quintas da TI – Windows Deployment (Material usado) | Eduardo Sena - MVP Windows Expert-IT Pro

  3. Pingback: Quintas da TI – Windows Deployment (Material usado) – Eduardo Sena

  4. Fabio Arcieri

    Olá Eduardo. Estou precisando acessar um programa desenvolvido no Microsoft Access q está instalado num servidor Windows Server 2008 R2, usando um smartphone Android com o app RDP, porém, como o vídeo o WServer não é touch eu tenho q ficar correndo com o mouse como se estivesse num desktop padrão. Existe algum recurso para usar a tela touch do smartphone com deslize do dedo padrão?

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Fabio,
      No app do Windows Phone quando vc clica na aba superior onde tem o IP ou nome da conexão abre uma barra lateral onde vc pode desmarcar a opção de mouse pointer e usar apenas o touch do Smartphone, para android eu não sei se terá essa opção.
      Screenshot da tela do meu smartphone.
      http://eduardosena.blog.br/wp-content/uploads/2016/04/wp_ss_20160413_00011.png

      Responder
  5. JOEL

    Olá Eduardo.
    Tenho uma imagem lei offline de w08r2 em um pen-drive. Porém eu perdi meu deployment Share desta imagem. Vi em alguns posts que era possível gerar um novo deployment Share importando a média gerada no pen-drive.
    Fiz este procedimento é um novo deployment Share foi gerado. Porém, este Ds não reproduzia a imagem do pen-drive de origem. Tive que ajustar o bootstrap.ini, o customsettings.ini entre outros itens. Agora me deparei no seguinte Ponto: o litetouch foi customizado com uma tela logo após a tela de tasksequence. Está tela tem nome windowsconfig, e é a tela onde são inseridas as informações de nome de servidor, IP, range DHCP entre outras. Está tela não é carregada qdo gero o novo pen-drive e faço a instalação da imagem. Daí ocorrem erros nas tarefas seguintes pois dependem das informações da tela. Ela foi desenvolvida na época por um consultor e não sei como foi criada.
    Obs. Fiz a atualização do Mdt. Era versao 2010, agora estou usando a versão 2013, pois pretendo rolar o sistema operacional da imagem para 2012 r2.
    Minhas dúvidas são:
    É possível gerar um deployment Share a partir da mídia? O procedimento realizado através do import do Mdt está correto?
    É realmente necessário fazer ajustes em arquivos como o bootstrap.ini e customsettings.ini?
    Se sim, Onde mais deveria ajustar para ter a mesma imagem?
    Quando a tela configwindows não apareceu, percebi que vários arquivos da pasta deploy\script estavam com conteúdos diferentes da mídia origem para a nova midia. Porque? Isso seria o motivo da tela não aparecer.? Fiz um teste, colocando a pasta script original na nova midia e então fiz a instalação. Daí a tela configwindows é carregada no processo lei deployment wizard, porém ocorre outros erros após a execução de outros passos do litetouch.
    Como faço para criar uma nova tela de configwindows e inserir no processo do litetouch?
    Como consigo corrigir os arquivos da pasta deploy\script?
    Obrigado.
    Joel.

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Joel,
      A sua duvida não ficou clara para mim.
      Ingressa no grupo de Deployment no skype para conversarmos sobre esse assunto.
      https://join.skype.com/yV8n9GpuW1Cj

      Abraço

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: