Usando Linked Deployment Shares para replicar Deployment Shares

Olá pessoal,

Fiz uma apresentação no Deployment Insider Week junto com o amigo Nathan Pinotti onde falamos sobre o uso do MDT em ambientes distribuídos ou multi-site dentre o tema abordado demonstrei rapidamente sobre um recurso nativo do MDT que é chamado de Linked Deployment Shares. Nesse post vou abordar um pouco do que é o como configurar esse recurso que pode ser muito util para a replicação dos Deployment Shares do nosso ambiente.

O ambiente

No meu ambiente eu tenho duas localidades o escritório principal que está localizado na Bahia que conta com a seguinte infraestrutura ESN-DC01 (DC, DNS) e ESN-MDT01 (DHCP, WDS e MDT) e um escritório remoto que está no Espirito Santo que tem apenas um servidor ESN-MDT02 (DHCP, WDS e MDT) e as duas localidades estão ligadas por um link WAN. (ESN-GW01 (RRAS) fazendo papel de Router/NAT entre as redes e para fornecer internet ao LAB).

Capture01

Como funciona o Linked Deployment Share

O Likend Deployment Share(LDS)  funciona fazendo uma conexão entre dois Deployment Shares permitindo a replicação dos dados contidos no Deployment Share de Origem para o Deployment Share de Destino. O LDS trabalha baseado em Selection Profiles pois são eles que contem a relação do que deverá ser replicado para o Deployment Share de destino.

A replicação usando o LDS é unidirecional ou seja se eu criar o LDS no servidor ESN-MDT01 replicando dados para ESN-MDT02 caso seja feito qualquer modificação no Deployment Share no ESN-MDT02 essas alterações não serão replicadas para o ESN-MDT01, para que isso ocorra um LDS deve ser criado no ESN-MDT02 replicando para o ESN-MDT01.

Também podemos dizer que essa replicação é ponto-a-ponto porque caso tenhamos mais de um escritório remoto ao qual queremos replicar o Deployment Share principal vamos ter que criar um Linked Deployment Share para cada destino.

LDSConnections

Criando Linked Deployment Share para Produção

Agora que sabemos como o LDS funciona vamos configura-lo para replicar o Deployment Share de produção que no meu ambiente é chamado de ProductionDS.

Antes de configurar efetivamente o Linked Deployment Share entre as localidades, é preciso criar o(s) Deployment Share(s) nos destinos da replicação, ou seja, para o cenário proposto nesse post o ESN-MDT02 deve ter um Deployment Share (Não precisa ter o mesmo nome “Eu recomendo ter.”) criado e configurado com as devidas permissões de acesso para a sua localidade.  Partindo do principio que o ProductionDS já existe nas suas respectivas localidades e com acesso configurado a partir do ESN-MDT01 vamos a criação do LDS.

Obs.: Todos os passos a seguir serão executados do servidor principal (ESN-MDT01) que já contém um Deployment Share configurado e testado.

1. Abra o Deployment Workbench expanda o nó Advanced Configuration > Selection Profiles. Clique com o botão direito sobre Selection Profiles e selectione New Selection Profile.

NewSelectionProfile

No New Selection Profile Wizard em General Settings, vamos definir o Nome e opcionalmente uma descrição para o Selection Profile, Clique em Next.

NewSelectionProfile001

Na janela Folders, Selecione Applications, Operating Systems e Task Sequences, essas pastas farão parte do Selection Profile (LinkedDeploymentShareES), clique em Next.

NewSelectionProfile002

Nas próximas janelas apenas clique em next e depois em finish, dessa forma teremos o Selection Profile criado

Linked Deployment Share Wizard

Abaixo temos uma relação de configurações gerais para a criação do Linked Deployment Share.

  • Linked Deployment Share UNC path: Caminho UNC do Deployment Share de Destino (\\ESN-MDT01\ProductionDS$).
  • Comments: Comentários sobre o LDS (Opcional).
  • Selection Profile: Selection Profile com a relação de pastas que serão replicados (O padrão é o Everything).
  • Merge: Mescla o conteúdo selecionado a partir do Deployment Share de origem com o de destino.
  • Replace: Substitui todo o conteúdo do Deployment Share de destino.

Clique com o botão direito do mouse em Linked Deployment Shares > New Linked Deployment Share e vamos usar as seguintes opções a partir do New Linked Deployment Share Wizard.

Na caixa Linked Deployment Share UNC path digite o caminho UNC do Deployment Share de destino (nosso exemplo \\ESN-MDT02\ProductionDS$), adicione um comentário caso necessário, em Selection Profile selecione LinkedDeploymentShareESa partir lista, e para finalizar deixa marcado a opção Merge, e clique em Next, revise as informaçoes no Summary e clique emNext depois em Finish.

LinkedDeploymentShare

A partir do nó Linked Deployment Share, clique com botão direito do mouse em LINKED001 e selecione Replicate Content.

ReplicateContent

Importante: O Bootstrap.ini e CustomSettings.ini não serão replicados e as configurações referente ao Windows PE e propriedades do Deployment Share, portanto essas informações devem ser editadas separadamente.

Fico por aqui espero que gostem.

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

%d blogueiros gostam disto: