Usando CopyProfile para customizar o Default User Profile

Olá Pessoal,

Hoje vou falar um pouco sobre o CopyProfile, um recurso muito interessante que está presente no Windows desde o Windows Vista e também nas versões mais atuais do Windows e vou mostrar como criar e configurar um arquivo de resposta para para configurações autônomas.

O que é CopyProfile?

O CopyProfile é um recurso disponível no Windows onde podemos customizar algumas configurações do perfil do usuário como papel de parede da área de trabalho, aplicações,atalhos na barra de tarefas, configurações do Internet Explorer e itens no menu iniciar ou no caso do Windows 8.1 a start screen dentre outras configurações pertencentes ao perfil do usuário.

O processo é bem simples o que o CopyProfile vai fazer é criar uma copia dessas configurações do perfil do usuário e defini-las no Default User Profile e o Windows irá usar esses perfil como um template para configurar novas contas de usuários que forem criadas no computador.

Softwares necessários para o passo a passo

Caso não tenha os softwares necessários ou o Windows é possível baixar a versão de avaliação e fazer o teste em seu laboratório.

 Criando arquivo de resposta usando o WSIM

Para usar o CopyProfile ou automatizar o processo de deployment em instalações autônomas devemos criar um arquivo xml chamado Unattend.xml, é nesse arquivo que contém as respostas para os prompts do setup do Windows durante a instalação. vamos a criação do arquivo.

1. Abra o Windows System Image Manager a partir do Menu iniciar.

2. Clique em File > New Answer File, uma caixa de aviso será exibida informando que caso não seja importado o arquivo de imagem do Windows as funcionalidades ficaram reduzidas, clique em OK.

Screenshot (25)

Screenshot (26)

3. Selecione o arquivo Install.wim, a mensagem de que não existe um catalogo para a imagem será mostrada clique em sim para cria-lo.

4. Em Windows Image navegue até amd64_Microsoft-Windows-Shell-Setup_10.0.240.16384_neutral, clique com o botão direito e escolha Add Setting to Pass 4 specialize.

Screenshot (30)

5. Em Answer File, selecione amd64_Microsoft-Windows-Shell-Setup_neutral e no painel de propriedades do Microsoft-Windows-Shell defina como o CopyProfile como True.

Screenshot (31)

6. Por fim salve o arquivo com o nome de CopyProfile.xml.

Estrutura do arquivo CopyProfile.xml

 

Aplicando o CopyProfile a imagem do Windows

Após criar o arquivo de resposta, crie uma maquina virtual com Windows 10 e faça todas as customizações usando a conta de Administrador local exclua todas as demais contas caso exista, feito as customizações podemos iniciar o processo de generalização do Sistema Operacional.

Obs.: Não use perfis de usuários do domínio para fazer esses passos.

Usando o prompt de comando com privilégios de administrativos (Run as) e use o comando a seguir. (Eu criei uma pasta na unidade C: do computador de referencia chamada AnswerFiles).

 

Quando o processo terminar o computador será desligado e a partir dai podemos fazer a captura da imagem e aplicar em vários computadores.

Win10_CopyProfile2

Conta Administrador antes de Executar o Sysprep

Win10_CopyProfile

Novo usuário criado após a imagem ser aplicada.

Em um outro post irei mostrar como fazer essa configuração usando Microsoft Deployment Toolkit 2013 Update 1.

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

14 Comentários

  1. Rogerio

    Estou no aguardo de como efetuar pelo MDT show de bola Eduardo parabens

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Rogerio, esterei escrevendo esse post em breve. Obrigado pela visita ao blog e sugestão.
      Abraço

      Responder
  2. Daniel Saints

    Bom Dia Eduardo Sena! Sua documentação foi de uma grande ajuda. Clonava meu default profile de outra formas, no w7 e w8. Da forma que eu costumava fazer não funcionava no W10. Agora tenho uma dúvida, será q pode me ajudar. Estou com alguns equipamentos HPs que logo no inicio ja roda o Sysprep de fábrica, eu consigo gerar um outro como a sua documentação? ou só consigo rodar o Sysprep em uma instalação limpa do W10. Muito Obrigado

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Ola Daniel,
      O que as maquinas que vem de fabrica com o Windows faz é o OOBE ou seja onde você vai definir nome do computador, nome de usuário etc. Para aplicar o copyprofile usando o arquivo de resposta você teria que executar o sysprep novamente.
      Abraço e obrigado pela visita ao blog.

      Responder
      1. Daniel Saints

        Eduardo Obrigado pela ajuda. Fiz o procedimento, porem quando o notebook reiniciou apresentou erro “O Windows não pode terminar de configurar o sistema. Para Tentar continuar configuração, reinicie o computador. ja tentei reiniciar diversas vezes mais o erro persiste. Ja passou por algo parecido?

        Responder
        1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

          Tive um problema desse foi devido a parâmetros incorretos no arquivo de resposta.

          Abraço

          Responder
  3. daniel

    Eduardo Boa Tarde! Esse procedimento posso fazer no Windows 8.1?

    Grato,

    Daniel

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Boa tarde Daniel,
      Sim é possível utilizar o procedimento para o customizar o Windows 8.1.
      Abraço

      Responder
  4. daniel

    Eduardo, efetuei o procedimento no “gerador de imagem” apontei o Amd64_Microsoft_Windows_Shell_Setup_neutral, porem quando vou salvar o XML. no campo “validação” ele gera 17 Exclamações com alguns parametros tipo “A configuração não foi modificada. Não será salva no arquivo de resposta” é normal gerar esses alertas, no Windows 8.1. No Windows10 não tive problemas.

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Daniel,
      Esses alertas podem ser apenas porque alguns campos no arquivo unattend pode está em branco, mesmo assim é possível salvar o arquivo. abraço

      Responder
  5. daniel

    Eduardo, fiz o procedimento no Windows8.1 porem ele não desliga, fica com a tela preta a led do power ligado. deixei 10 minutos, desliguei na mão, quando reiniciou entrou na tela de login normalmente, sem o tutorial de novo pc. quando tento entrar com o usuario administrador ele diz q a conta esta desativada. Sabe se pode ser algo q faltou?
    Grato,

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Daniel, Você está fazendo esse processo manualmente ou usando ferramentas de Deployment como o MDT?
      Convido você para se juntar ao grupo de deploymento no skype, la podemos conversar mais sobre seu caso, e com uma rapidez maior. abraço

      Responder
  6. daniel

    fiz o procedimento identico como o seu post. no windows10 foi perfeito. inclusive ja liberei as estações para clonagem. no windows 8 apresentou esse probleminha. como faço para me junta a esse grupo?funciona com o Skype for Business? Grato.

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Use esse link https://join.skype.com/r4gsyAQ09VKx
      para se juntar ao grupo.

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: