Tela de primeiro logon no Windows 10 demorando mais do que o normal ao ser implantado com MDT

Olá Pessoal,

Alguns leitores entraram em contato comigo informando que ao fazer o deployment do Windows 10 usando o MDT 2013 Update 1 ou Update 2, a tela de animação do primeiro logon (aquela que fica mudando de cor e enquanto o Windows termina de instalar o apps Built-in e configurações), pois bem a dica de hoje é como corrigir esse problema e tornar o primeiro logon mais rápido.

PrimaryBoot

Tela apresentada ao fazer o Deployment do Windows 10 usando MDT

A solução para isso é bem simples precisando adicionar duas chaves ao registro do Windows  e vamos usar o WSIM para fazer essa configuração editando o arquivo Unattend.xml da Task Sequence usada para fazer o Deployment do Windows 10 e deixar que próprio MDT faça o restante do trabalho.

Editando o arquivo Unattend.xml

Esse processo também pode ser feito usando um editor como o Notepad++, porem para nosso cenario vamos usar o WSIM (Windows System Image Manager), que faz parte do pacote do ADK e está totalmente integrado ao MDT.

1. Abra o Deployment Workbench, expanda o Nó Task Sequence e dê um duplo clique sobre a TS usada para fazer o Deployment do Windows 10 (Também pode ser usando em Task Sequence para captura de imagens, quando usando HideShell com Windows 10), na janela de propriedades da TS clique em OS Info > Edit Unattend.xml.

PropriedadesdaTS

OS Info sendo mostrado na janela de propriedades da Task Sequence

2. A janela de indicando que o catalogo do Sistema está sendo criado se essa for a primeira vez que esta usando o WSIM para a imagem do Windows esse processo pode demorar alguns minutos.

 WSIM_SystemCatalog

MDT gerando System Catalog para a imagem do Windows usada na Task Sequence.

3. Com tela do WSIM aberta expanda os nós em Unattend > Components > Specialize > RunSynchronousn na guia Answer file, agora vamos adicionar mais parâmetros ao RunSynchronous,  na guia components no canto inferior esquerdo expanda o nó Components > amd64_Microsoft-Windows-Deployment_10.0.10586.0_neutral > RunSynchronous, clique com o botão direito do mouse sobre RunSynchrounousCommand e selecione a opção Add Settings to Pass 4 Specialize e insira os parâmetros abaixo.

         Description: Disable Logon Animation
         Order: 5
         Path: reg add HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System /v EnableFirstLogonAnimation /d 0 /t REG_DWORD /f

Add_LogonAnimations

Tela do WSIM mostrando os componentes do RunSynchronous adicionado para o Disable Logon Animations

4. Repitas os passos mencionado no passo 3 porem adicionando as informações abaixo.

         Description: Disable Logon Animation
         Order: 6
         Path: reg add HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System /v DelayedDesktopSwitchTimeout /d 0 /t REG_DWORD /f

Add_DelayedDesktop

Configuração do DelayedDesktopSwitchTimeOut

5. Para terminarmos essa configuração expanda o nó RunSynchrounowCommand e delete a entrada Credentials, repita o procedimento também para o item 6, clique em salvar.

DeleteCredencials

Deletando a entrada credentials do RunSynchronousCommand

Uma mensagem de erro de validação vai aparecer devido a alguns campos em branco no OobeSystem clique em sim para continuar e feche o WSIM.

Podemos validar se essas configurações foram realmente salvas abrindo o arquivo unattend.xml usando o Notepad++, para isso devemos acessar a pasta do Deployment Share > Control > TS ID > Unattend.xml, e ir até a parte do código referente ao RunSynchronous como mostrado na imagem abaixo.

Unattend

Parte do código do Unattend.xml que contém as entradas adicionadas pelo WSIM

Agora toda vez que o usuário fizer o primeiro logon a tela de Animação de primeiro logon não será mostrada e a espera que essa etapa seja concluída não será mais aguardada pelo desktop.

FirstLogon

Espero que ajude a todos em seus ambientes.

Abraço

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

6 Comentários

  1. Rogerio

    Eduardo ótimo post estava procurando esse informativo para efetuar a configuração na XML muito legal parabens

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Rogerio,
      Fico contente que o post foi útil para o seu cenário.
      Abraço e obrigado pela visita ao blog.
      /Eduardo

      Responder
      1. Rogerio

        Sim Eduardo sempre acompanho seu trabalho.

        Responder
  2. Almir Ribeiro

    Excelente post, Eduardo! Obrigado pelo conteúdo.

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Obrigado Almir!

      Responder
  3. Jemerson

    Me salvando como sempre…

    Belo post. Obrigado!

    Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: