Quick Tips: Habilitando monitoramento no Deployment Share

Olá pessoal,

Seguindo nossa série de dicas rápidas sobre funções do MDT, hoje veremos como habilitar o monitoramento de um Deployment Share, esse recurso é muito interessante e importante para acompanhar o processo de Deployment pois não precisamos ficar na frente do computador que está sendo implantado para acompanhar o que está acontecendo.

A partir do MONITORING do MDT podemos acompanhar todos os passos que estão sendo executados pela Task Sequence, bem como como informações sobre alertas, erros e dentre várias outras.

Habilitando Monitoramento no Deployment Share

Esses passo devem ser executados individualmente em cada Deployment Share ao qual queremos monitorar o o processo de Deployment, e pode ser feito tanto para DS de produção quanto de criação/homologação de imagens.

1. Abra o Deployment Share de Produção e acesse as propriedades do mesmo.

mdt-properties

2. Na janela de Propriedades do Deployment Share clique na aba monitoring, habilitar o Monitoramento desse Deployment Share marcando o check-box Enable Monitoring for this Deployment Share, Clique em Apply e  OK.

MDT Monitoring.png

A. Nome do Host onde o Deployment Share está configurado.
B. Porta TCP usada pelo Monitoring Service para coleta de informações do deployment.
C. Porta TCP usada pelo Monitoring Service acesso aos dados coletados.

3. Após finalizar a configuração podemos ver um novo parâmetro adicionado ao CustomSetting.ini chamado EventService= apontando uma URL http://nomedohost:9800 (http://ESN-MDT01:9800).

mdt-monitoring

Agora podemos acompanhar o processo de Deployment a partir do nó Monitoring no Deployment Share ao qual foi habilitado o Monitoramento.

Essa foi uma dica rápida, em breve teremos outras aqui no blog.

Facebook: http://facebook.com/deploymentinsider
Twitter: http://twitter.com/eduardodsantos
Grupo no Skype: https://join.skype.com/r52rdKpEjcIB

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: