Pasta Administrador.hostname no lugar de Administrador ao implantar o Windows 10

Olá pessoal,

Ao implantar o Windows 10 (Enterprise, Pro ou Education), e iniciar o sistema operacional pela primeira usando a conta administrador local, por padrão a pasta do perfil administrador é criada, porem com o Windows 10 isso acontece de forma diferente é criada a pasta Administrador.hostname, esse comportamento acontece devido a pasta Administrador já existir em C:\Users e devido a isso o Windows cria a pasta no formato descrito acima. Isso acontece tanto para instalações manual quanto automatizada usando o Microsoft Deployment Toolkit por exemplo.

Nesse post mostro uma solução para esse pequeno problema e fazendo com que o comportamento padrão do Windows seja seguido, ou seja criar a pasta com o nome correto em C:\Users.

Analisando o Caso

Depois que algumas pessoas me relataram o caso, fui investigar e fazer alguns testes sobre o assunto, a durante esses testes descobri que a pasta administrador já existia em C:\Users logo após a aplicação da imagem o que não é comum, pois a pasta do perfil do usuário só é criada quando o mesmo faz o primeiro logon na maquina.

Continuando com os testes, fui verificar o registro para saber se existia uma chave “amarrando” o usuário administrador a pasta de perfil administrador e para minha surpresa não a encontrei, o que significa que aquela pasta não estava atrelada ao usuário Administrador da maquina, dessa forma cheguei a conclusão que a pasta foi um resquício da criação da imagem do Windows para a mídia de instalação padrão.

Usando MDT 2013 para solucionar o problema

Para automatizar a solução desse “probleminha” vamos usar o MDT 2013 update 2 e adicionar uma ação de Task Sequence.

1. Abra o Deployment Workbench e navegue até Task Sequences, abra a Task Sequence usada para criação de imagem de referência do Windows 10.

2. Na aba Task Sequence expanda o nó (Task Sequence Group) Post Install, abaixo de Configure vamos adicionar uma ação de task sequence. Add > Run Command Line

3. Vamos preencher os dados para a ação adicionada

  1. Name: Remove Administrator Folder Profile
  2. Command Line: cmd.exe /c rd C:\Users\Administrador /s /q

Captura de Tela (1)

Obs.: Caso esteja implantando o Windows 10 em en-us substitua no command line Administrador por Administrator

4. Clique em aplicar e OK para salvar as alterações da Task Sequence.

Nossa configuração está completa agora ao implantar o Windows 10 o MDT vai se encarregar de remover a pasta do perfil administrador local já existente, fazendo com que a mesma seja recriada da forma correta no primeiro Logon.

Espero que ajude a todos.

/Bom Deployment.

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

2 Comentários

  1. Gilmar Prust

    Eduardo, no meu caso estava criando uma pasta TEMP como ja existia a pasta Administrador, eu resolvi montar a imagem e apagar a mesma.

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Gilmar,
      Essa também uma solução para esse caso, montar a imagem, remover a pasta e salvar a imagem .wim.
      Excelente dica essa ai.

      Abraço

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: