OSD Status usando ZTISetBackground no MDT 2013 Update 2

Olá Pessoal,

Depois de um período sem escrever aqui no blog, devido a alguns contratempos do dia a dia, estou retornando e trazendo uma configuração muito bacana que podemos fazer no Microsoft Deployment Toolkit, que é a possibilidade de adicionar Backgrounds personalizados que irá refletir o status do processo de Deployment. As configurações são bem simples e usa o BGinfo, Arquivos .bmp e o script chamado ZTISetBackground.

Por padrão o próprio MDT já tem as imagens na resolução de 800×600 que sao encontradas na pasta Tools\x86 dentro do Deployment Share, mas isso não impede que a utilização nossas próprias imagens customizadas com a logo da empresa dentre outras personalizações.

STEP_02

Background Default do MDT 2013 Update 2 mostrando status de instalação da imagem do Windows

ZTISetBackground.wsf

ZTISetBackground

Parte do código do script onde é passado argumentos para definição do status e a imagem correta.

Em destaque temos os parâmetros de execução do BGInfo usado pelo script para definir qual arquivo de configuração .BGI será usado para representar o status atual no processo de Deployment. Notem que o step_0 é definido como um nome padrão para o arquivo .BGI e um argumento image que definirá qual é o arquivo de imagem  será usado. Será assimilado melhor quando estivermos configurando a Task Sequence.

STEP

Lista de Arquivos BGI e BMP

É possível inserir mais STEP_0x caso queira exibir o status de uma ação especifica dentro do processo de deployment, basta criar um novo arquivo BGI usando o BGIinfo e definir a nova imagem nas propriedades do BGInfo. Lembrando que devemos usar sempre o nome STEP_0 tanto para os arquivos BGI quanto para o BMP.

BGInfo_Proprerty

Configurações de background no BGinfo referenciando ao arquivo step_06

Configurando a Task Sequence para suportar o OSD Status

Agora que já sabemos qual script é usando para configurar o OSD Status vamos configura a task sequence para que esse script seja chamado no momento certo para que status do Deployment seja mostrado.

Para esse post vou usar os arquivos de imagens customizados que criei baseado nas imagens padrão do MDT e defini a resolução para 1024×768 para ter um melhor redimensionamento em telas maiores, vamos a configuração!

1. Abra o Deployment Workbech expanda o Deployment Share de produção e navegue até o nó Task Sequence, dê um duplo clique na TS que você deseja editar, depois clique na aba Task Sequence.

2. Expanda os nós da Task Sequence, listados abaixo.

  • Install
  • Post Install
  • Install Applications
  • Restore User State

3. Abaixo de Install adicione uma nova ação de task sequence usando o botão Add > General > Run Command Line, defina os seguinte parâmetros:

  • Name: Set Step Status 02 (Ou um nome de sua preferencia)
  • Command Line: cscript.exe “%SCRIPTROOT%\ZTISetBackground.wsf” /image:2

O parâmetro /image:2 é entendido pelo script como argumento para definir qual STEP_0x.bgi será usado na ação ao qual ela foi definida, no exemplo acima será usado o arquivo STEP_02.bgi que por sua vez vai chamar e aplicar a imagem STEP_02.bmp.

Repita esses passos abaixo de Post Install e antes de Install Applications (caso esteja usando a configuração padrão de instalação de aplicações do contrario defina no local onde a ação applications está listada) e Restore User State como mostrado na imagem. Clique em Apply e OK.

TaskSequence

Task Sequence configurada para apresentar o status do processo de deployment

Essas configurações devem ser feitas em cada Task Sequence na qual deseja que o Status seja mostrado.

Feito os passos acima basta iniciar o deployment que a cada momento que o script for executado pela ação da Task Sequence o background vai mudar referenciando o Status do Deployment.

Set Step Status 02

Passo de instalação da imagem do Windows com o OSD Status sendo mostrado.

Espero que seja útil.

Abraço e até o próximo post.

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: