Microsoft Deployment Toolkit 2013 Update 2 – Melhorias e correções de bugs

Olá pessoal,

Ontem 22.12.2015 a Microsoft lançou uma nova versão para o Microsoft Deployment Toolkit 2013 chamada de Update 2 Build 6.3.8330.1000, que trouxe varias melhorias e correções de alguns bugs das versões anteriores.

Para verificar lista com as melhorias dessa versão basta acessar o Microsoft Deployment Toolkit Team Blog.

Download MDT 2013 Update 2: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=50407

Download ADK Windows 10 1511:  https://msdn.microsoft.com/en-us/windows/hardware/dn913721.aspx#deploy

Nesse post vou mostrar o que pude perceber durante os testes dessa nova versão do MDT 2013.

1. Correção do Permissionamento de compartilhamento do Deployment Share

Ao criar um novo Deployment Share agora é definido nas permissões de compartilhamento o grupo Administrators Local com permissão Full Control, diferente do que acontecia no Update 1 que era definido uma conta chamada Creator Owner, o que causava uma falha permissionamento ao definir o DeployRoot no arquivo Bootstrap.ini.

MDT_Permissao

2. Progress Bar para Aplicação de imagens

O Update 2 retorna com a visualização da porcentagem no passo de aplicação da imagem, o que não acontecia na versão anterior onde era mostrado apenas a progress bar estática com o titulo de Apply Image, e isso causava uma certa confusão pois parecia que o processo estava travado.

MDT_ProgressBar

3. Log mostrando processo ao aplicar imagens

Outra correção que é refletida da anterior é onde o Log agora também mostra a porcentagem do processo de aplicação de imagem, deferente do Update 1 onde era mostrado apenas a mensagem de Console > Applying Image.

MDT_Progress_Log

4. Windows PE Powershell error usando PXEBoot

Eu tive alguns problemas ao tentar executar o Powershell usando boot via PXE o que causava falha na execução de scripts e cmdlets durante o processo de deployment, o que não está ocorrendo no Update 2. Como podemos ver na imagem o Powershell sendo executando.

MDT_Powershell

5. Falha ao Definir IP Estático pelo Deployment Wizard

Ao tentar definir IP Estático no Deployment Wizard a tela de erro WMI Function:Adapter.EnableStatic(IPAddress,SubnetMask) FAILURE: -2147467259 permitindo apenas a adição de IPs estáticos usando o comando Netsh interface ip set address, esse problema também foi solucionado nessa versão.

Esses foram algumas das correções e melhorias que eu encontrei nos meus testes atuais, assim que forem surgindo novas informações vou atualizar esse post.

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: