MDT_POSTS

Olá Pessoal,

A alguns dias atrás eu recebi um comentário aqui no blog com relação a criação de usuários no computador além do usuário administrador local que é habilitado durante o processo de Deployment, a resposta com certeza é sim, é possível, e isso só é possível devido a flexibilidade que o MDT tem. O MDT é uma ferramenta baseada em scritps e por esse motivo podemos fazer varias customizações no processo de Deployment de acordo com a necessidade do ambiente.

Como sabemos o MDT usa as Task Sequence (Sequência de tarefas) para executar ações (tarefas) durante o Deployment e uma dessas ações é a possibilidade de executar comandos que usamos no prompt, e alguns desses comandos podem ser executados stand-alone, sem a necessidade do uso do cmd.exe /c, alguns desse comandos são o NET.EXE, XCOPY.EXE, ROBOCOPY dentre outros. Há também a possibilidade de executar arquivos .bat como parte de uma Task Sequence o que abordarei em outro post aqui no blog.

Aproveitando esse post e já esclarecendo a dúvida do amigo leitor Valdecir, vamos partir da pergunta dele, que foi a seguinte:

“Eduardo é possível colocar uma variável para criar conta de usuário local na distribuição de imagem?”

Vamos lá, na questão dele, é mencionado sobre a criação uma variável para criar conta de usuário local na distribuição da imagem, nesse caso não seria bem uma variável mas uma nova ação (task) que é chamada de Run Command Line onde é possível  inserir comandos, arquivos .bat e scritps (VBS ou Powershell) para que sejam executados como parte de uma Task Sequence.

1. Editando um template de Task Seguence e adicionando um Command Line

O MDT é baseado em templates de task sequence pré-configuradas para fazer todas as tarefas necessárias para um Deployment fim-a-fim, mas em algum momento você pode necessitar colocar alguma tarefa especifica que é o caso do nosso cenário.

Estou partindo do principio de que você já tenha uma Task Sequence criada para fazer o deployment de Windows que basicamente é usado o template Standard Client Task Sequence.

1.1. Abra as propriedades da Task Sequence em que você deseja adicionar a custom task no meu caso estou usando uma Task Sequence para deployment do Windows 10 Technical Preview Build 10041, e selecione a opção Custom Tasks.

Screenshot (5)

Custom Tasks são usadas para agrupar tarefas customizadas

1.2. Agora vamos criar a nossa Task para executar o comando de criação de uma conta de usuário local durante o processo de Deployment, para isso clique em Add > General > Run Command Line.

Screenshot (6)

 Add Run Command Line

1.3. Agora vamos definir o nome para a tarefa e o comando a ser executado, para o cenário desse post vamos usar a execução de um único comando caso seja necessário executar uma serie de comandos como por exemplo criar um usuário e adiciona-lo ao grupo administradores local, eu recomendo o uso de um script ou arquivo .bat para atender essa necessidade. Preencha as informações solicitadas na task Run Command Line como Nome e Comand Line, no meu caso coloquei o nome Add New Local User e o comand line será “net.exe” user nomedousuario senha /add (sempre use aspas no executável antes do primeiro parâmetro) e clique em apply e depois em Ok.

Screenshot (7)

Task Run Command Line após a configuração

Após esses passos teremos uma custom tasks que adicionará um usuário chamado eduardo.sena com a senha P@ssword adicionada ao computador local.

Excelente Deployment,

Eduardo Sena
MCP | MCSA | MCT | MVP Windows IT Pro

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

MDT: Executando comandos do prompt como parte de uma Task Sequence
Classificado como:                
%d blogueiros gostam disto: