MDT 2013 Update 1 usando Boot.wim no lugar do WinPE.wim ao gerar mídias de Boot

Olá Pessoal,

Como informei aqui no blog ontem o time de MDT da Microsoft lançou ontem o MDT 2013 Update 1 e eu já iniciei alguns testes aqui no meu laboratório, e ao gerar as mídias de boot do MDT chamadas de LiteTouchPE_x86.wim ou LiteTouchPE_x64.wim (é possível alterar esses nomes a partir das propriedades do Depployment Share ou usando Powershell).

Por padrão o MDT ao verificar se existe os arquivos .wim dentro da pasta boot no deployment share caso já exista esses arquivos ele os carrega e os atualiza inserindo apenas as alterações feitas como adição de features, etc. Quando não encontra mídia nenhuma nessa pasta o assistente de Update Deployment Share as criará.

Nesse ponto que seguem as duvidas, de onde o MDT busca a mídia do Windows PE?

A resposta é bem simples da pasta de instalação do Windows ADK, que pode ser encontrada no seguinte caminho: “C:Program Files (x86)Windows Kits10Assessment and Deployment KitWindows PreInstallation Environment” na pasta x86 ou amd64 de acordo com a arquitetura da mídia usada e por fim usa o arquivo WinPE.wim.

Nessa versão do MDT ao gerar a mídia de boot caso o seja encontrado uma Windows 10 (x86 ou x64) importada na pasta Operating Systems dentro do Deployment Workbench o assistente de Update Deployment Share passa a usar o arquivo Boot.wim contigo na pasta Sources da mídia de instalação do Windows no lugar do WinPE.wim (Padrão).

LiteTouchPE_x86

Update Deployment Share Wizard usando o arquivo Boot.wim da mídia de instalação do Windows 10 Enterprise x86

LiteTouchPE_x64

Update Deployment Share Wizard usando o arquivo Boot.wim da mídia de instalação do Windows 10 Pro x64

Note que os dois Windows 10 são de arquitetura e edições diferentes, e o MDT os usa para criar a imagem de boot. Vamos corrigir esse “bug” no MDT 2013 U1.

Editando o arquivo Settings.xml

Vamos acessar a pasta Control que se encontra dentro do Deployment Share para isso segui os passos abaixo.

1. Usando o Explorador de arquivos abra o Deployment Share no meu caso E:ProductionDS acesse a pasta Control.

2. Abra o arquivo Settings.xml usando o bloco de notas ou o Notepad ++.

Screenshot (12)

3. Altere os parâmetros <Boot.x86.UseBootWim> e <Boot.x64.UseBootWim> de True para False.

Screenshot (13)

4. Faça o Update do Deployment Share usando o opção Completely regenerate the boot images, agora o assistente vai usar as imagens do WinPE.wim tanto para x86 quanto para x64.

Screenshot (14)

Eduardo Sena
MVP Windows IT Pro | MCP | MCSA Windows 8.1

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

2 Comentários

  1. Gilmar Prust

    Boa noite Eduardo, Primeiramente parabéns por seu conteúdo, está me ajudando muito pois estou implantando o MDT na empresa onde trabalho. me veio uma duvida vendo este post, há alguma diferença entre utilizar o Boot.wim ou o Winpe.wim?(desempenho, compatibilidade…). estou gerando as duas mídias no momento para testar, mas gostaria da sua opinião.

    Att. Gilmar.

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Gilmar,
      O recomendado é que seja usado o WinPE.wim que está dentro do pacote do adk pois possui os binários necessários para a criação das mídia de boot do MDT, o Boot.wim é o que a mídia de instalação do Windows usa para iniciar a instalação.
      Na nova Build do MDT 2013 U1 a 8298 isso foi corrigido, e adicionado varias melhorias e correções de alguns bugs que existia na Build de lançamento do MDT 2013 U1, recomendo a atualização.
      Abraço e obrigado pela visita ao blog.

      /Eduardo Sena

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: