MDT 2013: Criando Deployment Shares com PowerShell

Olá pessoal,
No post Windows Deployment #4: Criando Deployment Share para captura de imagens de referência eu mostrei como criar um Deployment Share pelo modo gráfico usando o assistente do MDT 2013, porém também é possível fazer o mesmo processo usando o Powershell.

O passos são bastante simples e com poucas linhas de código é possível ter um Deployment Share pronto para ser utilizado, para o proposito desse post eu vou apenas criar o DS (Deployment Share), mas é possível fazer qualquer configuração no MDT 2o13 e no DS usando o Powershell.

Passo 1: Vamos usar variáveis para guardar alguns dados que serão usados varias vezes durante o processo, dessa forma facilitando a criação do script e a repetição de comandos ou caminhos a serem acessados.

  • RootDriveSystem = Local onde o MDT está instalado;
  • RootDriveDS = Local onde será criado o Deployment Share;
  • ComputerName =  Nome do computador que será criado o DS;

Passo 2: Criar o diretório root para hospedar o Deployment Share.

Passo 3: Importe o modulo do Microsoft Deployment toolkit para o PowerShell.

Passo 4: Nesse passo é onde criamos o Deployment Share e definimos a permissão.

Passo 5: Nesse ponto é onde definimos as permissões para o usuário MDT.DSA a pasta Captures dentro do Deployment Share criado.

  • (OI) = Objetos serão herdeiros;
  • (CI) = Contêiners serão herdeiros;
  • (M) = Permissão para modificar;

Obs.: O nome do DS MDTTestLab pode ser modificado de acordo com a necessidade do seu ambiente.

Esses são passos básicos para criação de um Deployment Share usando o PowerShell juntando as partes dos códigos usando o PowerShell ISE é possível criar um script para automatizar o processo de criação dos Deployment Shares dentro do seu ambiente.

Eduardo Sena
MCP | MCSA | MCT | MVP Windows Expert-IT Pro

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: