MDT 2013: Corrigindo erro 26 ao criar/conectar MDT Database

Olá pessoal,

Ambiente de Maquinas usadas nesse artigo:

EDS-DC01          EDS-MDT01       EDS-GW01 (Opcional)

Domain controller    Windows Server    Web server

AD DS, DNS, DHCP    MDT, WDS, SQL       RRAS

A alguns dias atrás me deparei com um erro ao tentar criar um MDT Database a um banco de dados SQL Server 2012 Express, o tal erro era que o MDT não conseguia estabelecer conexão com a instancia do SQL Server, a primeira coisa a verificar é se as portas TCP 1433 e UDP 1434 estavam liberadas no Firewall do Windows, e sim elas estavam Smiley piscando.

Continuando as verificações como nome do servidorinstancia estavam digitadas corretamente no Deployment Workbench e tudo estava certo e mesmo assim ainda continuava a receber a mensagem de erro com o código 26, como mostrado na imagem abaixo.

Screenshot (17)

Causa

Durante a instalação do SQL Server o Serviço do SQL Browser que é necessário para conexões remotas ao SQL pode ter ficado desabilitado que é o padrão para o SQL Server 2012 Express.

Resolução do erro

1. No servidor onde o SQL Server está instalado, abra o SQL Server Configuration Manager, a partir da start screen.

Screenshot (9)

2. Em SQL Server Services, clique com o botão direto em SQL Browser e depois em propriedades, selecione a aba Services e em Start Mode selecione Automatic.

Screenshot (18)

3. Retorne na aba Log On e clique Start para iniciar o serviço, clique em OK.

Screenshot (19)

Finalizado esses passos agora vamos tentar fazer a conexão do MDT com o SQL Server e assim poder criar ou conectar a um Database. Conforme mostrado na imagem abaixo.

Screenshot (13)

Esse post foi para mostrar com é simples corrigir o erro 26 quando estamos tentando criar ou conectar o MDT ao SQL Server, espero que seja útil a todos.

Quer saber como criar um MDT Database veja esse artigo: http://eduardosena.blog.br/mdt-2013-configurando-mdt-database/

Eduardo Sena
MVP Windows IT Pro | MCP | MCSA

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: