Habilitando o LocationServer.xml no MDT 2013/Update 1

Olá pessoal,

Para iniciarmos o processo de Deployment LTI usando o MDT, por padrão é necessário o caminho do Deployment Share que será requisitado para que o Deployment Wizard tenha acesso aos arquivos necessários para continuar com o processo de Deployment.

Porem em cenários com múltiplos servidores que podem está na mesma localidade ou em sites diferentes podemos usar um feature do MDT muito interessante que é o locationserver.xml que apresenta para o deployment Wizard uma opção de escolha para servidores de deployment conhecidos em uma lista.

Antes de iniciar o passo a passo de como configurar o MDT para usar o arquivo locationserver.xml devemos entender como Deployment Wizard processa essas informações.

Ao iniciarmos o processo de deployment usando o MDT, os scripts lêem e processam o arquivo chamado Bootstrap.ini que reuni informações iniciais para o processo de implantação. O arquivo BootStrap.ini contém uma propriedade chamada de DeployRoot que contém o caminho do Deployment Share que poderá ser feito a conexão, porem se não for especificado nenhuma informação para a propriedade DeployRoot o Deployment Wizard carregará uma página para que o usuário forneça o caminho UNC para um deployment share, mas enquanto o assistente do MDT carrega essa página os scripts checam a existência de um arquivo xml chamado locationserver.xml caso o encontre essa página será retornada com a lista de servidores de deployment conhecidas.

Agora que sabemos como o Deployment Wizard funciona para encontrar o caminho do Deployment Share ou o arquivo LocationServer.xml vamos configurar o MDT para usar esse arquivo.

Criando o arquivo LocationServer.xml

Vamos criar o arquivo LocationServer.xml que irá conter os nomes dos servidores de implantação e os caminhos UNC dos Deployment Shares em nosso ambiente, importante ressaltar que esse arquivo pode conter os servidores de implantação de uma mesma localidade quando de diversos sites, para o nosso cenário estou usando um arquivo que representa um servidor que contem dois Deployment Shares.

Salve o arquivo com o nome de LocationServer.xml

Adicionando o aquivo LocationServer.xml a Midia do Windows PE

Depois do arquivo criado vamos adiciona-lo a mídia do WindowsPE do MDT, para esse processo vamos usar o Diretorio Extra Files e usar o deployment Workbench para fazer todo o processo.

O arquivo LocationServer.xml deve ficar dentro da mídia do Windows PE no caminho X:\Deploy\Control onde o X:\ representa a unidade virtual do Windows PE, no meu cenário os arquivos dos Deployment Shares ficam na unidade E: vamos criar a estrutura da pasta Extra Files para hospedar os arquivos que queremos adicionar na mídia do Windows PE e isso é valido para outros arquivos, como por exemplo um arquivo de resposta.

  1. Crie a seguinte estrutura de pastas para esse post vou usar E:\Extra Files\Deploy\Control e copie o arquivo LocationServer.xml para a pasta control, em seguida abra o Deployment WorkBench e clique com o botão direito no Deployment Share e depois em propriedade, clique na aba WindowsPE.
  2. Selecione a plataforma a ser configurada x86 ou x64, e em Extra directory to add: clique em browse… e selecione E:Extra File e por fim clique em OK.

Screenshot (1)

 

Editando o arquivo Bootstrap.ini

Agora que temos a estrutura de pasta criada e o arquivo LocationServer.xml, precisamos editar o arquivo BootStrap.ini para que o Deployment Wirzard possa usar o LocationServer.

Esse passo pode ser feito de duas maneiras abrindo o deployment WorkBench e navegando pela propriedade do Deployment Share na aba Roles e depois em bootstrap.ini, ou simplesmente abrindo o arquivo diretamente a partir da pasta control usando o Explorer.

No BootStrap.ini remova o conteúdo da propriedade DeployRoot deixando como na imagem abaixo.

Para completar essa configuração devemos atualizar o deployment share e dessa forma também atualizar as informações e arquivos na mídia do Windows PE.

E partir de agora será possivel ver a tela abaixo durante o processo de deployment usando o método LTI.

LocationServer

Eduardo Sena
MVP Windows IT Pro | MCP | MCSA

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

4 Comentários

  1. Ronaldo

    Eduardo
    tudo bem
    parabéns pelo blog, estou com um problema no MDT2013 SP1
    instalei e fiz o share com a configuracoes padrões dele no c:
    no meu bootstrap.ini adicionei o caminho dele padrao deployroot=\serverdeploymentshare$
    so que quando inicio ele no cliente ele aparece a tela pedindo pra informar onde esta o share
    o que pode ser

    obrigado

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Ronaldo,
      Defina o parâmetro DeployRoot=\ServerDeploymentShare$ e recrie as imagens de boot.
      /Eduardo

      Responder
      1. ronaldo

        Eduardo fiz isso e continua a mesma coisa. Tem que dar alguma permissão no compartilhamento ?

        Responder
        1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

          Olá Ronaldo,
          Sim você precisa dar as devidas permissões no Deployment Share nas versões anteriores do MDT isso era definido automaticamente, porem no MDT 2013 Update 1 Build 8298 ele usa uma politica mais restritiva, defina as permissões de acordo com as suas politicas internas.
          /Eduardo

          Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: