Habilitando Multicast em modo Scheduled-cast no MDT

Olá Pessoal,

A integração do WDS e MDT torna possível usar o Boot PXE e se beneficiar do Multicast para entrega da imagem do Windows para varias maquinas simultaneamente sem termos uma perda de desempenho para o processo de Deployment.

Modos de transmissão Multicast:

  • Auto-Cast: Nesse modo toda vez que um computador solicitar uma imagem será usado uma transmissão multicast independente da quantidade de computadores solicitando a imagem.
  • Scheduled-Cast: Nesse modo a transmissão multicast só será iniciada se for atendido alguns critérios como um numero especifico de de clientes e ou data e hora.

Por padrão ao fazer essa integração o MDT cria um Multicast Namespace para o Deployment Share usando o modo Auto-cast, esse modo pode ser interessante para quando estamos implantando varias maquinas ao mesmo tempo porem se for apenas uma maquina isso pode causar um atraso no Deployment, pois a imagem será baixada para a maquina e depois iniciado o processo de aplicação da imagem, usar o Scheduled-cast pode trazer alguns benefícios pois podemos definir um numero mínimo de clientes iniciando o Deployment para que o multicast seja usado. Vamos ver como podermos habilitar e usar esse modo para implantações de Windows usando MDT + WDS.

Criando Namespace Multicast para o Deployment Share de Produção

Abra o Powershell e digite o seguinte comando

  • /friendlyname: Nome descritivo para o NameSpace Multicast
  • /namespace: Nome de compartilhamento do Deployment Share (ex.: ProductionDS$)
  • /configstring: Caminho local para o DeploymentShare, não deve ser usado o caminho de rede do Deployment.
  • /namespacetype: Tipo do namespace a ser usado, pode ser Autocast ou Scheduledcast
  • /Clients: Numero de clientes a ser atendido antes da transmissão Multicast seja iniciada.

Ao executar o comando será exibida com a informação “O comando foi executado com sucesso”, ao abrir o snap-in do WDS > Multicast Transmissions a pressionarmos F5, será mostrado o namespace multicast com o nome usado no comando. A transmissão fica com o status de Waiting diferentemente do autocast que fica como active todo o tempo.

NameSpace_Multicast

Snap-in Windows Deployment Services mostrando o Namespace criado

Habilitando o suporte a Multicast no MDT 2013 Update 2

Para que o MDT se beneficie do multicast é preciso habilitar uma opção nas suas propriedades para que ao iniciar o Deployment usando o PXE o MDT passe a usar o Multicast para entregar a imagem do Windows para os computadores que estão sendo implantados.

1. Abra o Deployment Workbench expanda o nó Deployment Shares > ProductionDS > Properties

2. Na janela das propriedades do ProductionDS marque o checkbox Enable multicast for this deployment share (Requires Windows Server 2008 R2 Windows Deployment Services), clique em apply e Ok.

MDT_EnableMulticast

Suporte ao WDS habilitado no MDT Deployment Workbench

Multicast_01Multicast_02

Computadores sendo implantados usando a transferência Multicast

Multicast_03Tela do Windows Deployment Services exibindo as duas transmissões

Com essa configuração caso seja iniciado o Deployment de apenas um computador esse processo não vai usar o Multicast, apenas quando o numero de clientes definido no parâmetro /Clients for atendido.

Espero que seja útil e até a próxima.

Abraço,

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: