Habilitando legacy boot menu (F8) no Windows 10 durante o Deployment

Olá Pessoal,

Quem nunca precisou acessar o computador em modo de segurança para fazer algum reparo ou desinstalar aquela aplicação que tem um processo que não pode ser desabilitado com o Windows executando em full mode, essa é uma prática muito comum entre os administradores de sistemas. Porém desde o Windows 8 o famoso F8 ou Legacy Boot Menu foi desabilitado, e para poder acessar o modo de segurança do Windows devemos habilitar essa opção a partir do Windows em execução a partir do MSCONFIG > BOOT > Safe Boot (MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Inicialização Segura para sistemas em Pt-Br), ou através da mídia de instalação do Windows usando o prompt de comando caso o Windows não esteja inicializando corretamente.

MSCONFIG_SAFEBOOT

Safe boot habilitado usando MSCONFIG

É possível habilitar o Legacy Boot Menu (F8) para ser usando no momento que for necessário sem precisar da mídia de instalação ou o MSCONFIG, esse procedimento pode ser feito de forma manual editando a entrada de boot usando o BCDEDIT.exe a partir do Windows executando ou da  mídia de instalação do Windows, porém esse é uma ação manual e deverá ser feita em todas as maquinas ao qual queremos habilita-lo.

Nesse post veremos como tornar esse procedimento automatizado e parte do processo de deployment inserindo o comando necessário dentro de uma ação de task sequence do MDT ou SCCM.

Editando a Task Sequence de Deployment do Windows 10

Abra a Task Sequence usada para fazer deployment do Windows 10, expanda o grupo Install depois adicione uma ação de Task Sequence usando Add > General > Run Command Line abaixo de Install Operating System,  adicione as informações abaixo nos respectivos campos.

Name: Enable Legacy Boot Menu
Command Line: cmd.exe /c “bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy”

TS_CommandLine

Enable Legacy Boot Menu definido na Task Sequence

O Resultado

Agora podemos pressionar a tecla F8 durante o boot do computador e selecionar alguma das opções do Menu.

LegacyMenuBootF8_Windows10

Legacy Boot Menu

/Excelente Deployment

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

%d blogueiros gostam disto: