Habilitando legacy boot menu (F8) no Windows 10 durante o Deployment

Olá Pessoal,

Quem nunca precisou acessar o computador em modo de segurança para fazer algum reparo ou desinstalar aquela aplicação que tem um processo que não pode ser desabilitado com o Windows executando em full mode, essa é uma prática muito comum entre os administradores de sistemas. Porém desde o Windows 8 o famoso F8 ou Legacy Boot Menu foi desabilitado, e para poder acessar o modo de segurança do Windows devemos habilitar essa opção a partir do Windows em execução a partir do MSCONFIG > BOOT > Safe Boot (MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Inicialização Segura para sistemas em Pt-Br), ou através da mídia de instalação do Windows usando o prompt de comando caso o Windows não esteja inicializando corretamente.

MSCONFIG_SAFEBOOT

Safe boot habilitado usando MSCONFIG

É possível habilitar o Legacy Boot Menu (F8) para ser usando no momento que for necessário sem precisar da mídia de instalação ou o MSCONFIG, esse procedimento pode ser feito de forma manual editando a entrada de boot usando o BCDEDIT.exe a partir do Windows executando ou da  mídia de instalação do Windows, porém esse é uma ação manual e deverá ser feita em todas as maquinas ao qual queremos habilita-lo.

Nesse post veremos como tornar esse procedimento automatizado e parte do processo de deployment inserindo o comando necessário dentro de uma ação de task sequence do MDT ou SCCM.

Editando a Task Sequence de Deployment do Windows 10

Abra a Task Sequence usada para fazer deployment do Windows 10, expanda o grupo Install depois adicione uma ação de Task Sequence usando Add > General > Run Command Line abaixo de Install Operating System,  adicione as informações abaixo nos respectivos campos.

Name: Enable Legacy Boot Menu
Command Line: cmd.exe /c “bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy”

TS_CommandLine

Enable Legacy Boot Menu definido na Task Sequence

O Resultado

Agora podemos pressionar a tecla F8 durante o boot do computador e selecionar alguma das opções do Menu.

LegacyMenuBootF8_Windows10

Legacy Boot Menu

/Excelente Deployment

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

8 Comentários

  1. Renato

    Amigo, Boa Noite. Marquei a opção inicialização mínima. Estou no modo segurança.Agora, não consigo mais inicializar normalmente. Quando clico no ícone atualizações e segurança (Win 10) abre a área de trabalho. Você poderia me ajudar? Obrigado.

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Bom dia Renato,
      É bem simples, Abra o Executar (Win + R) e digite msconfig e depois enter, na aba Inicialização do Sistema desmarque a caixa Inicialização segura e reinicie o computador.
      null
      Abraço.

      Responder
      1. Renato

        Boa noite, Eduardo.
        Tudo bem?
        Antes de tudo, quero agradecer-lhe pela gentileza e celeridade em responder a minha solicitação.
        Outrossim, após ter postado aqui, fiz uma outra pesquisa e segui uma dica para solucionar o problema relatado, então, consegui. Contudo, a forma que você ensinou é bem mais simples e prática. Parabenizo-o pelo trabalho que você realiza e desejo-lhe que continue tendo muito sucesso na carreira. Um outro abraço e que Deus te abençoe.
        Renato.

        Responder
        1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

          Muito obrigado Renato,
          Agradeço pelo feedback e também pela visita ao blog.

          Abraço

          Responder
  2. Samuel Souza

    Prezado Eduardo,

    Sou de TI e tenho windows 10 home single 64 e já faz uns 3 meses que não consigo entrar em modo de segurança por nenhum método conhecido. Do nada e de forma intermitente quando desligo e ligo o windows novamente ele entra em modo de recuperação e só entra quando retorno o sistema a uma determinada data (não qualquer uma). Acredito que possa ser algum driver ou software instalado mas não consigo identificar qual. Tinha o panda free instalado e desisntalei e talvez ele tenha bloqueado ou corrompido a inicialização do windows. Já entrei inclusive com disco de recuperação mas não adiantou. Como informei quando ocorre isso ele não permite executar nenhuma das opções do modo de segurança, retornando sempre a tela de recuperação. Nunca vi isso acontecer e gostaria de saber se já teve esse tipo de problema e se poderia me dar alguma dica. Grato

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Samuel,
      Vi casos assim em maquinas que tem aqueles plugins bancários instalados, tente remove-los e verificar se o problemas persiste.
      Drivers desatualizados e/ou incompatíveis com a versão do S.O pode causar esses problemas.
      Abraço

      Responder
  3. Luciano

    Eduardo tudo bem!

    Bom meu caso peguei um Notebook ele veio com Windows 8 é a placa mãe não tem legacy só tem UEFI na BIOS, já desabilitei a UEFI e não tem a opção legacy, ele não entra no formato Windows 7, saberia informar o procedimento para ativar e consegui roda o Windows 7?
    Tentei de tudo, não sou lego mas esse foi a pior que já vi.
    Só roda o win8 e 10
    Notebook LNV L4030

    Caso consiga me ajudar agradeço

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Luciano,
      Esse seu equipamento não é homologado para utilização de Sistemas Operacionais anteriores a Windows 8, Windows 7 vai funcionar em equipamentos com UEFI, eu recomendo manter o S.O que veio no seu equipamento.
      Mesmo conseguindo instalar o Windows 7 nesse equipamento, você teria problemas com drivers pois provavelmente ele não tem drivers para essa versão do Windows.
      Abraço.

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: