Habilitando a lixeira do AD (Recicle Bin)

A lixeira do Active Directory é um recurso muito interessante que vem desde de o Windows Server 2008 R2 que ajuda os administradores a recuperar os objetos (Contas de Computadores, Usuários e grupos) deletados no domínio, mantendo todos os atributos como associações de grupos, ID de segurança (SID) dentre outros, ou seja, o objeto deletado é restaurado com as mesmas características anteriores.

O processo para habilitar a lixeira do AD ficou muito mais simples no Windows Server 2012 com relação ao mesmo processo no Windows Server 2008 R2 que tínhamos que usar CMDLets do Windows PowerShell assim como restaurar os objetos deletados.

Requisitos e pontos importantes para habilitar a lixeira do AD:

  • Nível funcional da floresta deve ser no mínimo Windows Server 2012
  • Uma vez habilitado este recurso, não será possível desabilitar
  • Base de dados do AD NTDS.dit terá um crescimento
  • Poderá recuperar um objeto deletado até 180 dias (Default Tombstone)

Nesse artigo mostro como habilitar a lixeira do AD no Windows Server 2012 R2:

No Server Manager clique em ferramentas e selecione o snap-in Central administrativa do Active Directory (Active Directory Administrative Center);

Imagem01   Imagem02

Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do domínio no meu caso MSPTECHDAY.local e depois clique sobre habilitar a lixeira…

Imagem03

Um alerta será mostrado na tela informando que após habilitar a lixeira o processo não poderá ser desfeito e clique em Ok.

Imagem04

Uma segunda mensagem será apresentada informando que o processo de habilitação da Lixeira foi iniciado pelo AD DS, e só funcionará corretamente após a replicação ocorrer em todos os controladores de domínio na floresta. Clique em Ok e atualize a central administrativa do AD.

Imagem05

Com o processo concluído um novo contêiner aparecerá na central administrativa do AD chamada Deleted Objects.

Imagem06

Nesse post vimos como habilitar a lixeira do AD no Windows Server 2012 R2 espero que seja útil e até a próxima. Eduardo Sena MCP | MCSA | MCT | MVP Windows Expert-IT Pro | Embaixador Windows 8

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: