Falha ao conectar Deployment Share (MDT 2013 U1 Build 8298)

Olá Pessoal,

Depois de algum tempo sem escrever aqui no blog hoje vou mostrar como definir as permissões para o deployment Share no MDT 2013 update 1 build 8298, nos últimos dias eu tenho recebido varias solicitações de ajuda por e-mail e skype de pessoas que após instalar o MDT 2013 U1 8298 e criar o deployment share não conseguem acesso ao Deployment Share através do Windows PE aparecendo a mensagem:

MDT001

Essa mensagem aparece devido a essa versão do MDT vim com uma forma mais restritiva para o acesso, diferentemente das versões anteriores onde o próprio assistente de criação do Deployment Share já definia as permissões de acesso para o compartilhamento quanto NTFS, particularmente eu achei muito interessante essa forma, assim podemos definir essas permissões de acordo com as regras internas de acesso do nosso ambiente.

Uma outra coisa que não é definida por padrão nessa versão é o parâmetro DeployRoot no bootstrap.ini, esse parâmetro é o responsável por “dizer” ao Deployment Wizard onde está o Deployment Share ao qual ele deve se conectar, o Bootstrap.ini é copiado para a mídia do Windows PE quando atualizamos o Deployment Share. (Obs.: Caso você já tenha criado a mídia siga os passos a seguir e recrie o WinPE a partir do Deployment Workbench).

Definindo permissões ao DeploymentShare

1. Navegue até o local onde está o Deployment Share usando o Explorador de arquivos, no meu caso está em C:\DeploymentShare.

2. Abra as propriedades do DeploymentShare e navegue até a aba Sharing e clique em Advanced Sharing…

MDT002

3. Na janela advanced sharing clique em Permission e adicione o grupo Everyone e defina as permissões como full control. Clique em aplicar e depois em OK.

MDT003

4. Agora vamos definir as permissões de acesso NTFS, para isso clique na aba Security, defina o grupo Serveradministrators como full control, ServerUsers com permissão de read and execute e Authenticated Users com permissão de Modify.

MDT004

Configurando o BootStrap.ini

Depois de definido as permissões no compartilhamento e NTFS vamos configura alguns parâmetros no BootStrap.ini para facilitar e automatizar a conexão com o deployment share.

1. Abra o Deployment Workbench, e clique com o botão direto no nome do DeploymentShare e depois em propriedades.

2. Navegue até a aba Roles e clique no botão Edit Bootstrap.ini

MDT005

3. O BootStrap.ini será aberto no Notepad, vamos adicionar abaixo de [Default] alguns parâmetros como descrito abaixo:

DeployRoot – Define o Caminho UNC para o DeploymentShare que será acessado pelo WinPE
UserID – Nome do usuário com permissão de acesso ao Deployment Share
UserPassWord – Senha do usuário definido no parâmetro UserID
UserDomain – Domínio ao qual o usuário pertence
SkipBDDWelcome – Pula a tela de boas vindas do Deployment Wizard, quando definido como YES

4. Para completar esses passos devemos atualizar o Deployment Share para que o Bootstrap.ini com os novos parâmetros seja copiado para a mídia do Windows PE.

5. Para isso acesse as propriedades do DeploymentShare e clique em Update Deployment Share e marque a opção Completely regenerate the boot images clique em next e aguarde o termino do processo de criação das imagens de boot do MDT.

MDT006

Com a mídia do WindowsPE criada é possível usar DVD, Pendrive, WDS para inicializar o computador para iniciar o deployment, será possível notar que até de boas vindas do Deployment Wizard não será mostrada e aparecendo já o carregamento do CustomSetting.ini e apresentando a tela de escolha das Task Sequences.

Espero que gostem e até a próximo post.

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: