Exportando uma Task Sequence do MDT e usando como Template

Olá Pessoal,

Em nossos ambientes sempre precisamos criar vários Task Sequences, principalmente baseado na arquitetura do sistema operacional (x86 e x64) a ser instalado, nesses cenários teremos pelo menos duas Task Sequences para cada versão de Sistema operacional. Por exemplo se no ambiente vamos fazer Deployment de Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7 vamos ter  duas Task Sequence para cada tendo no final que criar 6 Task Sequence idênticas mudando apenas a versão do S.O.

Esse processo é bem simples e diferente da forma que é feito no SCCM no qual tem a opção Export Task Sequence, e também útil caso tenhamos um cenário mencionado acima.

1. O primeiro passo é criar uma task sequence com todas as ações/passos necessários, levando em consideração que esse template poderá ser usado tanto para Windows x86 quanto x64, por esse motivo devemos evitar adicionar ações que tenha uma arquitetura de processador especifica.

2. Depois de tudo configurado na Task Sequence, vamos acessar a pasta Control dentro do Deployment Share e procurar a pasta com o nome referente ao Task Sequence ID fornecido na criação da Task Sequence.

DSControl

3. Copie o arquivo TS.xml para pasta Templates dentro do Deployment Share e o renomeie para um nome que reflita o proposito do template, para o cenário deste post vou usar o nome ESN-CustomTS.xml.

TS

TSTemplate

4. Abra o Template (ESN-CustomTS.xml) usando um editor de texto (recomendo o notepad++) e modifique os campos Name e Description, esse dois campos serão mostrados no New Task Sequence Wizard na parte de escolha do template de Task Sequence.

TSTemplate

TSTemplate2

5. Ao criar novas Task Sequence o Template que criamos vai aparecer na lista.

TSSelect

Com a finalidade de automatizar e facilitar todo esse processo de criação dos templates de Task Sequence eu criei um script Powershell que poderá ser baixado a partir do link abaixo.

https://github.com/eduardodsantos/BlogPostScripts/blob/master/Export-TaskSequence.ps1

Obrigado e até a próxima

Curta a Fan Page no facebook –
http://facebook.com/deploymentinsider
Assine o canal do youtube – http://youtube.com/eduardosenasantos
Grupo Skype – https://join.skype.com/xJ9W41uP9o2R

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: