Enviando notificações por e-mail ao final do Deployment usando MDTSendMail

Olá pessoal,

No meu último projeto de MDT fui perguntado se ao final de cada processo de Deployment seria possível envia um e-mail notificando com informações sobre o Deployment.

Como é de costume, eu sempre respondo que com o MDT é possível fazer praticamente tudo, e com o envio do e-mail não foi diferente, após algumas pesquisas encontrei o ZTISentMail do Mikael Nystrom que você encontra nesse link. Então resolvi escrever um script PowerShell que tenha suporte a envio de e-mail usando smtp externos como Outlook.com, Office365, Gmail dentre outros.

Dentro do script eu usei uma função escrita pelo Mikael Nystrom onde é coletado dados a partir do serviço de monitoramento (MDT Monitor) do MDT, E uso essa função para preencher as informações que ficaram no corpo do e-mail, tais como Alertas, Erros e informações referente ao computador que está sendo implantado.

OBS.: A função usada no script requer o Powershell 3.0 ou superior instalado no computador, saiba como automatizar esse processo a partir desse post que escrevi http://deploymentinsider.blog.br/atualizando-o-powershell-no-windows-7-usando-mdt/

Nas linhas de código abaixo é onde definimos as informações sobre SMTP Server, User e Senha, e-mail de remetente, destinatário e o assunto do e-mail. 

No proximo passo do script é onde eu adicionei a função do Mikael Nystrom para conectar e coletar dados a partir do MDT Monitor Service, e a partir dai preencher as informações no corpo do e-mail. Confira o código da função abaixo. 

Por fim, defino as informações que estarão no corpo do e-mail baseado nas variáveis de task sequence e dados coletados pela função Get-MDTOData, e uso o cmdlet Set-MailMessage adicionando o BDD.log como anexo do e-mail.

Abaixo a execução do script pela Task Sequence.

Na imagem abaixo podemos ver o e-mail de notificação do processo de OSD concluido com varias informações do computador, além das informações relacionada ao MDT Monitor e o arquivo BDD.log em anexo.

Download do Script: Aqui.

Espero que gostem e seja útil a todos.

 

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: