Vários aplicativos ainda usam o .Net Framework 3.5 que pode ser habilitado usando o console add/remover recursos do Windows no painel de controle, porém, dessa forma precisamos de conectividade com a internet para baixar os binários e arquivos necessários para habilitar esse recurso.

Nesse post mostro como habilitar esse recurso usando o DISM utilitário nativo do Windows onde podemos utiliza-ló para manipular imagens do Windows tanto online como off-line, além de poder capturar e aplicar imagens do Windows.

Quando estamos instalando o .Net Framework 3.5 seja sob demanda ou pelo painel de controle podemos receber duas mensagens de erro:

  • 0x800f0906: “O Windows não conseguiu se conectar à Internet para baixar os arquivos necessários. Verifique se você está conectado à Internet e clique em Repetir para tentar novamente.”
  • 0x800F081F: “Não foi possível concluir as alterações. Reinicialize o computador e tente novamente.”

Uma solução para esse problema é usar o DISM para fazer a instalação do .Net Framework usando a mídia de instalação do Windows 8.1

1. Abra o prompt de comando com privilégios administrativos (Clique com o botão direito do mouse e escolha Executar como Administrador).

Captura de Tela (3)

2. Com a janela do Prompt de comando aberta vamos usado o seguinte comando DISM /Online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx3 /All /LimitAccess /Source:F:Sourcessxs

Comando Detalhado:

/Online Seleciona sistema operacional em execução em vez de uma imagem off-line do Windows.

/Enable-Feature /FeatureName:NetFx3 especifica que o recurso a ser habilitado é o .NET Framework 3.5.

/All habilita todos os recursos pai do .NET Framework 3.5.

/LimitAccess impede que o DISM entre em contato com o Windows Update.

/Source especifica o local dos arquivos necessários para restaurar o recurso neste exemplo, o diretório F:sourcessxs (Onde F: representa a unidade onde está a mídia de instalação do Windows 8.1) .

Captura de Tela (1)

Após o processo de instalação ser concluído a mensagem de que a operação foi concluída com êxito será apresentada na janela do Prompt como mostrado na imagem abaixo.

Captura de Tela (2)

Eduardo Sena
MCP | MCSA | MCT | MVP Windows Expert-IT Pro | Embaixador Windows 8

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

DISM: Habilitando .Net Framework 3.5 no Windows 8.1 update
Classificado como:        
%d blogueiros gostam disto: