Desabilitar Windows Welcome no Windows 7 durante o Deployment com MDT

Olá Pessoal,

Em alguns SKUs do Windows é necessário informar o Product Key para que o processo de instalação possa ser concluído, no caso do Windows 7 estamos falando a edição Professional que ao ser instalado na tela do Windows Welcome é solicitado que seja inserido a chave de produto, fuso horário, etc, para prosseguir com a configuração pós instalação.

ProductKey

Tela de solicitação da chave de produto na Windows Welcome

Quando querendo tornar o processo de Deployment o mais automatizado possível, essa tela pode atrapalhar bastante. Neste post mostro modificar esse comportamento usando o MDT e modificando uma propriedade do arquivo de resposta referente a Task Sequence usada no processo de Deployment do Windows 7.

 Observação:

1. Esse procedimento deve ser usado apenas para deployment do Windows 7.

2. Essa tela é mostrada apenas quando a chave de produto não for fornecida.

Os passos a seguir irão ocultar a tela do Windows Welcome o que devemos ter bastante cuidado pois se nenhum parâmetro essencial for definido o Windows não funcionará corretamente, por exemplo o nome do primeiro usuário criado na máquina.

No caso vamos usar o MDT já vamos teremos isso definido no CustomSettings.ini.

Configurando o MDT para ocultar a Windows Welcome

1. No Deployment Workbench acesse o nó Task Sequence abra as propriedades da Task Sequence para Deployment do Windows 7.  Navegue até aba OS Info e clique em Edit Unattend.xml.

OSInfo

Janela das propriedades da Task Sequence

Se for a primeira vez que o arquivo Unattend.xml esteja sendo aberto usando as propriedades da Task Sequence o catalogo do sistema operacional será criado e poderá demorar alguns minutos.

2. Quando a criação do catalogo for finalizada o WSIM (Windows System Image Manager) será aberto mostrando a estrutura do arquivos Unattend.xml e os componentes do Windows contidos nele.

WSIM

Tela do WSIM com arquivo Unattend.xml

 

3. Em answer file expanda  7 oobeSystem > amd64_Microsoft-Windows-Shell-Setup_neutral e clique em OOBE no painel OOBE Properties do lado direito modifique a propriedade SkipMachineOOBE para True.

OOBE

Propriedade SkipMachineOOBE

4. Por fim salve o arquivo, aparecerá em mensages\validation uma mensagem de alerta informando que essa propriedade é deprecated in Window Image isso indica que para sistemas operacionais mais novos essa propriedade não é válida.

Despois de tudo configurado é iniciar o Deployment e ver que ao termino do passo de specialize do Windows setup a tela com solicitação com chave de produto, configurações de fuso horário não serão apresentadas.

/Excelente Deployment a todos!

 

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: