Deploy Windows 10 Compact OS usando MDT 2013 Update 1

Olá Pessoal,

O Windows 10 trouxe várias novidade e melhorias e uma delas é o Compact OS, que é um mecanismo opcional de compressão de arquivos do sistema operacional que explicando de forma rápida e simples é colocar os arquivos do Windows em um único local que basicamente é um arquivo de imagem WIM, onde esses arquivos ficam compactados e os resíduos dos mesmos são removidos do disco reduzindo o uso de espaço em disco por arquivos do S.O.

O Compact OS é uma “evolução” do WIMBoot que foi apresentado junto com o Windows 8.1 Update 1 porem era necessário criar partições adicionais e a sua automação, já o Compact OS é mais simples de definir e implantar até mesmo após o Windows ter sido instalado.

Para saber mais sobre o Compact OS consulte: http://blogs.windows.com/bloggingwindows/2015/03/16/how-windows-10-achieves-its-compact-footprint/ e https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/hardware/dn940129%28v=vs.85%29.aspx

E sobre o WIMBoot consulte: http://blogs.technet.com/b/mniehaus/archive/2014/04/13/experimenting-with-wimboot-using-mdt-2013.aspx

Existe várias formas de implantar o Windows usando o Compact OS e uma delas é da forma que vou apresentar nesse post que é usando o MDT 2013 Update 1, mas podemos usar o SCCM 2012 ou de forma manual com o DISM.

O MDT 2013 Update 1 deixou de usar o ImageX para aplicar imagens do Windows e passou a usar o DISM o que torna muito mais simples adicionar o parâmetro /Compact:ON no scritpt que faz a aplicação da imagem do Windows durante o processo de Deployment do MDT.

Editando LTIApply.wsf

1. Abra o arquivo LTIApply.wsf que está localizado na pasta do DeploymentShareName\Scripts que no meu ambiente fica em E:\ProductionDS\Scripts, recomendo o uso do Notepad++ por ser mais fácil a edição, encontre as linhas abaixo.

2. Adicione a linha abaixo logo depois sCmd = sCmd & ” /Index:” & sImageIndex & ” /ApplyDir:” & sDestinationDrive
salve o arquivo.

 

Com essas linhas adicionadas ao scritp LTIApply podemos usar uma Task SequenceVariable OSDCompact definida como “TRUE” onde o DISM vai entender quando usar o parâmetro /Compact:ON.

Modificando Task Sequence

Para esse post vou usar uma Task Sequence criada para implantar o Windows 10 no modo normal, mas é possível criar uma TS apenas para implantação do Windows 10 em modo Compact OS.

1. Abra as propriedades da Task Sequence no meu ambiente chamada de <strong>Deploy Windows 10 x64 </strong>e clique na aba Task Sequence.

2. Expanda o nó Install

MDT002

3. Agora vamos adicionar uma Task Sequence Variable, clique Add > General > Set Task Sequence Variable.

MDT003

4. Defina Task Sequence Variable: OSDCompact com o Value: TRUE, por fim coloque um nome sugestivo para a ação da TS, no meu caso coloquei Set OSDCompact. Clique em Apply e Ok.

MDT004

Com essa configuração já temos o modo Compact OS habilitado na Task Sequence, porém é possível refinar um pouco mais para fazer com que o MDT entenda quando usar o Compact OS (recomendado para discos com 32 GB ou menos).

Como usei uma Task Sequence que pode ser usada para qualquer implantação do Windows 10 seja uma instalação completa para Computadores com discos grandes quanto pequenos, vamos usar uma condição para o passo Set OSDCompact seja executado.

Usando Task Sequence WMI Condition

Para permitir que o passo OSDCompact seja executado apenas se a condição de tamanho de disco seja atendida e não a qualquer momento para todos os computadores a ser implantado usando essa Task Sequence vamos usar um filtro WMI.

1. Clique sobre o Set OSDCompact e selecione a aba Options, clique em Add > Query WMI.

MDT005

2. Na janela de Task Sequence WMI Condition insira a linha abaixo e clique em OK.

[powershell]
SELECT * FROM Win32_LogicalDisk WHERE Size = “33361489920”
[/powershell]

MDT006

Com essa condição definida o OSDCompact só será utilizado caso do disco tenha o tamanho de 32GB, e é possível definir para que essa variável só seja executada quando o deployment estiver sendo executado em maquinas com discos 32GB ou menor adicionando outros parâmetros nessas condições.

Abaixo o log do deployment.

MDT007.1Tamanho do disco Verificado pelo MDT

MDT007
Variavel OSDCompact definida como TRUE e o DISM adicionando o parâmetro /Compact:ON ao comando.

Com essas configurações habilitamos o MDT 2013 Update 1 a trabalhar com o Compact OS do Windows10 de forma mais simples a automatizada.

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

2 Comentários

  1. Rogerio

    Ótimo post Eduardo Bacana vou efetuar teste com esse processo de compactação, tenho alguns notebooks com ssd aqui na empresa de 32GB e esse processo pode nos ajudar com a utilização. Parabéns Eduardo

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Olá Rogerio,
      Que bom que gostou do post que possa ajuda-lo na sua demanda. Depois que executar manda um feedback.

      Abraço
      /Eduardo Sena

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: