Corrigindo problema do Autologon ao criar imagens Windows 10 v1703 com MDT

Se você está criando imagens de referência do Windows 10 v1703 usando MDT/SCCM provavelmente se deparou com a tela abaixo.

AutoLogon_Win10v1703

Esse problema ocorre quando configuramos o AutoLogon no arquivo de resposta Unattend.xml, essa configuração é padrão para o MDT. O autologon vai funcionar apenas na primeira vez que o sistema for iniciado e apresentando a mensagem mostrada na imagem acima nas vezes seguintes que o computador for reiniciado.

Nota: Esse problema não é exclusivo do MDT é um bug do próprio Windows

Para corrigir esse problema precisamos instalar um pacote de atualização do Windows disponibilizado pela Microsoft, que inicialmente foi anunciado pelo Michel Niehaus sendo o KB4022416 (Esse KB não está mais disponível para download pelo Microsoft Update Catalog), o KB4025342 substitui a atualização anterior e vamos usa-lá para o nosso ambiente.

Baixando o Cumalative Update

Baixe o Cumulative Update de acordo com a arquitetura do sistema operacional ao qual está criando a imagem de referencia. Clique aqui

KB4025342

Adicionando o CU ao Deployment Workbench

Agora que baixamos os arquivos de instalação das atualizações vamos fazer a importação dos mesmos para o Deployment Share usando o Deployment Workbech.

 

1. Dentro do Deployment Workbench usando o Deployment Share para criação de imagens clique com o botão direto do mouse no nó Packages, new Folder defina o nome para a nova pasta usando o nome Windows 10 x64 v1703 (Updates).

Nota: Caso esteja criando imagens na arquitetura x86 do Windows 10 v1703 repita o passo 1 mudando o nome da para para Windows 10 x86 v1703 (Updates).

NewFolder-Packages

2. Sobre a pasta Windows 10 x64 v1703 (Updates) que acabamos de criar clique com o botão direito do mouse e selecione Import OS Package.

 

NewFolder-Packages

3. No Import Package Wizard adicione o caminho onde foi baixado o CU KB4025342 e siga as solicitações do Wizard.

Nota: O Import OS Packages suportam apenas pacotes de atualizações com extensões .CAB e .MSU.

ImportOSPackageWizard

Criando Selection Profile para o Package KB4025342

Depois da importação do pacote offline da atualização precisamos criar um Selection Profile para o mesmo e assim poder adiciona-lo como uma ação dentro da Task Sequence.

 

1.  Expanda o nó Advanced Configuration e em Selection Profiles vamos clicar com o botão direito do mouse e depois em New Selection Profile.

2. Na Janela do New Selection Profile Wizard em General Settings vamos definir:

     2.1 – Selectio Profile Name

     2.2 – Description

 

SelectionProfile001

3. Em Folders vamos selecionar a pasta que fará parte do Selection Profile, para isso selecione a pasta que acabamos de criar chamada Windows 10 x64 v1703 (Updates) e clique em Next.

 

SelectionProfile002

 4. Revise as configurações selecionadas na janela Summary e clique em next, next o termino do processo clique em finish.

Adicionando o Selection Profile a Task Sequence

Agora vamos configurar a task sequence para aplicar o Cumulative Update durante o processo de deployment.

 

1. Expanda o nó Task Sequence, abra as propriedades da task sequence usada para implantar e capturar o Windows 10 v1703 e clique na aba Task Sequence.

2. Na aba task sequence vamos editar as seguintes ações/passos:

    2.1 – Expanda o nó Preinstall.

    2.2 – Clique em Apply Patches.

    2.3 – Na lista suspensa Selection Profile selecione Windows 10 x64 v1703 (Updates).

    2.4 – Clique em Apply e em OK.

SelectionProfileTS

Agora basta iniciar o processo para instalação e captura da imagem de referência do Windows 10 x1703.

 

Obrigado e até a próxima
Curta a Fan Page no facebook –
http://facebook.com/deploymentinsider
Assine o canal do youtube – http://youtube.com/eduardosenasantos
Grupo Skype – https://join.skype.com/xJ9W41uP9o2R

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: