Corrigindo bug MDT 2013 Update 1 DeployRoot em branco no BootStrap.ini usando Powershell

Olá Pessoal,

Ontem eu escrevi um post mostrando como corrigir um bug do MDT 2013 Update 1 onde ao criar um novo Deployment Share não é definida as permissões de acesso para Everyone como nas versões anteriores ficando definida apenas como Full Control para uma contas de usuário chamada “CREATOR OWNER”, causando assim a falha na conexão com o Deployment Share usando o caminho UNC.

Porem fazendo uma verificação mais profunda nesse bug, pude verificar que o parâmetro DEPLOYROOT  no arquivo Bootstrap.ini (DeploymentShareNameControl) não é preenchido automaticamente causando uma falha ao tentar encontrar o DeploymentShare pelo Deployment Wirzard usando o Windows PE, esse bug também está relacionado as permissões restritivas dada pelo MDT quando criamos um DeploymentShare usando o Deployment Workbench.

Acessando o Microsoft.BDD.PSSnapin.dll é possível visualizar como isso é feito, abaixo o código retirado da DLL.

 

Nesse código é possível visualizar que o iniManager está tentando escrever o parâmetro DeployRoot na propriedade Default no arquivo BootStrap.ini, porém isso não é possível devido as restrições de acesso ao Deployment Share. Veja abaixo o Bootstrap.ini criado pelo Deployment Workbench.

Criando Deployment Share usando Powershell

Esse Bug deve ser corrigido em uma outra Build, mas como uma solução para esse problema podemos usar o Powershell para criar o Deployment Share e definir as devidas permissões para o mesmo. Para esse cenário vou usar conta Everyone para definir a permissão de acesso ao Deployment Share criado, mas é recomendado que seja criado uma conta especifica para essa finalidade.

1. Usando o Powershell ISE escreva o código abaixo, onde é possível usa-lo como um script.

Se abrimos o arquivo BootStrap.ini na pasta Control no BuildImage veremos o parâmetro DeployRoot adicionado.

 

Feito isso agora podemos fazer as demais configurações no Deployment Share e criar as mídias de boot do MDT.

 Espero que gostem e até o próximo post.
Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: