Atualizando o PowerShell no Windows 7 usando MDT

Olá pessoal,

Muitas empresas ainda tem ambientes com várias versões de Windows como Windows 7, 8, 8.1 e 10 no seu parque, e partindo desse ponto teremos versões diferentes do PowerShell podendo trazer alguns “problemas” de compatibilidade com relação a cmdlets que foram adicionados nas versões mais novas do PowerShell que não existem na anterior. Nesse post veremos como atualizar o PowerShell para sua última versão durante o processo de criação ou Deployment da imagem do Windows como parte de uma ação de Task Sequence usando MDT.

Baixando os arquivos necessários

Primeiramente precisamos dos arquivos de instalação do Windows Management Framework e as suas dependências que podem ser baixados usando os links abaixo.

Microsoft .Net Framework 4.5.2 [Offline Installer] = https://www.microsoft.com/en-US/download/details.aspx?id=42642 

Windows Management Framework 5.1 =  https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=54616

Criando MDT Applications

Vamos importar o .Net Framework e o WMF 5.1 que baixando do site de Downloads da Microsoft e Importar em Applications a partir do Deployment Workbench.

Para o cenário deste post vou utilizar uma subpasta chamada Microsoft, conforme imagem abaixo (costumo configurar assim para uma melhor organização do Deployment Share.).

Applications

1. Clique com botão direto na pasta Microsoft > New Application, no New Application Wizard use a opção padrão Application with source files, Clique em next e defina as informações abaixo.

1.1 – Nome: Microsoft .Net Framework 4.5.2

1.2 – Silent Command Line: NDP452-KB2901907-x86-x64-AllOS-ENU.exe /passive /norestart

2. Repita os passos da sessão 1 modificando apenas as informações abaixo.

2.1 – Nome: Windows Management Framework 5.1 x64

2.2 – Silent Command Line: wusa.exe Win7AndW2K8R2-KB3191566-x64.msu /quiet /norestart

Adicionando .NET Framework e WMF a Task Sequence

Agora que temos as nossas aplicações importadas para o MDT vamos adiciona-las a Task Sequence. Para uma melhor organização eu adicionei um grupo de passos de Task Sequence chamado NetFx and WMF, antes do primeiro Windows Update.

TaskSequence

Após a instalação do .Net Framework adicione um passo Restart Computer para que as alterações sejam aplicadas antes da instalação do WMF 5.1.

Install-WMF

Windows Management Framework 5.1 x64 sendo instalado via Task Sequence

PSVersion5.1

Instalação completa PSVersion apresenta o Valor 5.1.14409.1005

Com esses simples passos teremos versões padronizadas do Powershell rodando em nosso ambiente.

Ótimo Deployment!

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: