Adicionando suporte a powershell na imagem do Windows PE

Overview do Windows PE

O Windows PE ou como é mais conhecido WinPE é uma versão leve do Windows usada para executar tarefas de manutenção em computadores que já tenham o Windows instalado, fazer captura e implantação de imagens do Windows. Por padrão quando criamos a mídia do Windows PE é apresentado apenas a janela do prompt de comando onde podemos executar alguns comandos como ipconfig, diskpart dentre outros, porém é possível fazer algumas customizações na imagem do Windows para que possamos usar interface gráfica baseada em HTML usando o HTA, também pode executar alguns aplicativos GUI nativos do Windows como Notepad.

O Windows PE é uma mídia bootavel e podemos usar diversos tipos de mídia para essa finalidade como dispositivos de USB, CD, DVD além do uso do Windows Deployment Services (WDS) através do arquivos .wim e usando Boot via PXE, ele também é uma parte importante das ferramentas de Deployment Microsoft disponíveis no mercado como o já citado acima WDS mas também o Microsoft Deployment Toolkit (MDT) e o System Center Configuration Manager (SCCM).

Quando iniciamos um computador com o Windows PE ele é carregado em memoria RAM o que nos permite de remover a mídia de boot ao qual o WinPE foi iniciado.

Outra forma de usar o Windows PE uma chamada de Flat Boot que é o processo de instalar o Windows PE no disco rígido do computador e partir dar poder iniciar o computador com o WinPE.

Para usar o Flat-Boot devemos considerar um ponto antes de sua configuração.

  • Precisa ser instalado em uma partição formatada em FAT32 o que esta limitada a 32GB de tamanho máximo.

Os requisitos de hardware para executar o Windows PE são bem simples necessitando apenas de no mínimo de 512 MB de RAM e sem a necessidade de memoria adicional para os módulos opcionais e processadores baseados nas arquiteturas x86 ou x64.

O Windows PE é muito simples de criar e utilizar porem ele tem algumas limitações como descrito abaixo:

  • Não é possível ingressar em Domínios;
  • Para de executar automaticamente após 72 horas de uso;
  • Sem suporte a criar compartilhamentos e acesso a Terminal Services Connections;
  • Não é possível iniciar o Windows PE a partir de caminhos que contenham caracteres fora da língua inglesa;
  • Não é possível instalar pacotes .msi no Windows PE;
  • Windows PE x64 não inclui o Windows 32bits (WOW64), sendo possível executar programas nativos da arquitetura do Windows PE.

Criando a imagem do Windows PE

O Windows PE é parte de Pacote de ferramente do Windows Assessment and Deployment Kit ou simplesmente Windows ADK que está na versão estável do Windows 8.1 update.

Baixe o Windows ADK for Windows 8.1 Update: http://www.microsoft.com/en-US/download/details.aspx?id=39982

Após baixar o Windows ADK precisamos instalar as ferramentas necessárias para criar a mídia do Windows PE.

1. Execute o adksetup.exe e avance até a tela de escolha das ferramentas necessárias e selecione as seguintes:

  • Deployment Tools;
  • Windows Preinstallation Environment (Windows PE).

Finalizada a instalação das ferramentas do Windows ADK vamos inicar o processo de criação da imagem do Windows PE propriamente dito.

2. Abra o Deployment and Imaging Tools Environment a partir da tela iniciar e digite um dos comandos dependendo da arquitetura de processador a ser usada o C:\WinPE_x86 pode ser direcionada para outra unidade.

3. Agora vamos montar a imagem do Windows PE e inicar a adição dos módulos necessários para o Powershell, para esses passos vamos usar o powershell do Windows 8.1 e digite o cmdlets.

Obs: O ImangePath e o Path deve refletir o caminho usado na criação do Windows PE com o comando CopyPE.

4. Agora vamos navegar até o diretório de instalação do Windows ADK onde estão os pacotes dos módulos que serão adicionados ao Windows PE, usando o próprio powershell digite o comando abaixo.

5. Vamos agora adicionar os módulos necessários para o Windows Powershell, nesse ponto podemos usar o PowerShell ISE para adicionar todos de uma única vez,

6. Adicionado todos os módulos necessários vamos salvar as alterações feitas na imagem usando o cmdlet:

Para finalizar o nosso processo de customização da imagem do Windows PE vamos criar uma imagem ISO.

7. Cria uma pasta para armazenar as imagens ISO (ex. C:\BootImage), abra novamente o Deployment and Imaging Tools Environment e digite o comando:

Também é possível já criar uma mídia USB bootavel, para isso basta substituir o parâmetro /iso por /ufd e apontar o local de salvamento para a letra da mídia removível.

Eduardo Sena
MVP Windows IT Pro | MCP | MCSA

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

4 Comentários

  1. Osanam Giordane

    Ótimo post Sena, vai auxiliar muitos colegas. Parabéns!

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Obrigado Osanam.

      Responder
  2. Warley

    Boa Noite Amigo.
    Depois de Seguir todos esses passos, quando iniciar o WinPE ele inicializará com a interface gráfica o só o powershell?

    Responder
    1. Eduardo Sena (Publicações do Autor)

      Boa noite Warley,
      O Windows PE por padrão tem interface gráfica apenas o prompt de comando ao adicionar o powershell, você poderá chama-lo usando simplesmente digitando Powershell e a partir dai poder usar o cmdlets e/ou executar scripts.

      Abraço.

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: