Adicionando imagens de Instalação do WDS no MDT 2013 Update 2

Olá Pessoal,

O WDS (Windows Deployment Services), uma função do Windows Server que é amplamente utilizada como uma solução de Deployment corporativa, porém essa função tem as suas limitações com relação a customização do processo, etc. Não vou entrar em detalhes sobre isso nesse post.

Veremos como utilizar as imagens de instalação do WDS no MDT (Microsoft Deployment Toolkit), nesse cenário é onde já temos um ambiente de Deployment configurado e funcional com o WDS e implantamos o MDT posteriormente, e ao invés de copiar ou importar a mesma imagem do Windows para o MDT, fazendo com que esses arquivos fiquem duplicados e sendo utilizados para a mesma finalidade. É possível fazer a utilização das imagens do Windows que foram importadas para o WDS no MDT.

Vamos colocar a mão na massa?!?!

1. Abra o Deployment Workbench expanda o nó Operating Systems e crie uma nova pasta chamada WDS Images, e siga as solicitações do assistente de criação de nova pasta do MDT.

2. Na pasta criada (WDS Images), cliquei com o botão direito o mouse e selecione Import Operating System, na janela Import Operating System Wizard escolha a última opção Windows Deployment Services Images, clique em next.

Figura 1.1

Figura 1.1 – Windows Deployment Services Images selecionado no Import Operating System Wizard

3. Na Janela WDS Server será solicitado que seja informado o nome do servidor WDS do ambiente, digite o nome do servidor no campo Server Name. Clique em Next.

Figura 1.2

Figura 1.2- Server Name definido

4. Clique em next novamente na janela do Summary.

5. Clique em Finish.

Figura 1.3

Figura 1.3 – Resumo do processo de importação das imagens do WDS

Ao termino do processo todas as imagens de instalação do WDS terão um link no MDT apontando para o Servidor de WDS do ambiente ao qual definimos no inicio da configuração. Podemos ver o resultado da configuração na imagem abaixo.

Figura 1.4

Figura 1.4 – Imagens de instalação do WDS apresentadas no MDT

Figura 1.5

Figura 1.5 – Imagens de Instalação do WDS

Agora podemos usar a imagens de instalação Windows existentes no WDS para iniciar Deployments usando todas as configurações e personalizações do MDT, sem a necessidade de importa-las novamente para o MDT gerando duplicidade dos arquivos de instalação do Windows.

//Excelente Deployment

Eduardo Sena é Microsoft MVP Windows and Devices for IT, especialista em Windows Deployment Solutions em ambientes corporativos, sempre envolvido em ações na comunidade, comunnity leader no WSG – Window Study Group e Quintas da TI, Eduardo é conhecido por sua especialização com ferramentas para deployment como MDT, ADK, WDS e USMT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: